Como lavar e conservar biquíni, sunga e maiôs
Tem dúvidas de como lavar sunga, biquíni e maiô e conservá-los por mais tempo? Separamos dicas simples para manter suas peças como novas.
Todo ano é a mesma coisa. Quando chega o verão e nos programamos para visitar um destino de praia ou com piscina, temos que comprar roupas de banho novas. A verdade é que a maioria das pessoas tem dúvidas de como lavar e conservar biquínis, maiôs e sungas e as peças acabam estragando.

Por isso, resolvemos reunir nesse post as principais de como lavar e conservar biquíni, maiô e sunga, sem danificar o tecido. Confira a seguir.
Como lavar sunga, biquíni e maiô e conservá-los por mais tempo
Geralmente os trajes de banho como sungas, biquínis e maiôs são feitos de elastano. Esse tecido exige cuidados específicos para lavar, a fim de não esgarçar, desbotar ou afinar a peça. Veja:
1. Faça uma pré-lavagem assim que tirar a peça do corpo
Aproveite a hora do seu banho no chuveiro com água gelada para lavar as peças e tirar todo o excesso de resíduos de cloro, areia e protetor solar. (logo você vai entender o motivo de usar água gelada, continue lendo 😉)
A areia da praia em atrito com o tecido pode danificar a peça. Aliás, é muito comum, nossos maiôs ficarem desgastados e não sabemos ao certo o motivo. Agora ficou mais simples de entender. 😉
2. Prefira lavar maiôs, biquínis e sungas à mão
O elastano é um tecido delicado, por isso o mais adequado é fazer a lavagem à mão. Se a sua dúvida era se poderia lavar sunga na máquina, a resposta é: melhor não. Assim você garante mais durabilidade à peça e quem sabe não poderá usar o mesmo biquíni ou sunga por dois verões?!
3. Evite usar água quente
Você sabia que a água quente também danifica o tecido, assim como a areia, o cloro e o protetor solar?! Então se você tinha o costume de lavar seu maiô no chuveiro quentinho, pare agora de fazer isso. É melhor tirar as peças antes de entrar na ducha quente e deixar para escaldá-las no tanque mesmo 😉.
4. Evite secadora e centrífuga
Evite colocar maiôs, biquínis e sungas dentro da máquina de lavar para centrifugar ou na máquina de secar. Elas podem rasgar e encolher as peças. Prefira secar essas peças à sombra em ambientes arejados.
5. Não guarde biquínis e sungas molhadas ou úmidas
Quem nunca esqueceu o biquini molhado ou úmido dentro de uma mala e quando se deu conta a peça já estava cheia de pintinhas pretas de bolor? Isso pode acontecer. Então, lembre-se sempre quando chegar em casa ou no hotel de realizar a lavagem e pendurar as peças o quanto antes
Produto bom para lavar biquíni, maiô e sunga
Um bom produto para lavar biquíni é o tradicional detergente neutro. Ele não agride as peças e ainda deixa limpo, livre de bactérias e impurezas. Outro produto é o sabão líquido de coco. Excelente para tecidos delicados como o elastano.
Nas lavagens, dilua uma tampa de amaciante antes de incluir as peças no balde para deixá-las de molho e garanta um perfume agradável, livre do cheiro de cloro de piscina e protetor solar que costumam impregnar.
E agora que você já sabe como lavar sunga, biquíni e maiô, que tal conferir algumas dicas para remover o mofo de roupas guardadas? Quem sabe aquele biquini que você esqueceu na mala não tenha solução, vale tentar não é mesmo?!