Dicas especiais para evitar mofo no guarda roupas
Épocas chuvosas podem trazer um risco muito grande para as roupas e para os móveis de casa: o mofo. Podemos dizer que ele é um fungo, um tipo de organismo, que surge em locais com muita umidade e sem luz, se alimentando do que está ali. Então um guarda-roupas úmido é o local ideal para a proliferação deste problema.
E o que acontece se não tratarmos o mofo no armário? Ele pode se espalhar, atingindo roupas, sapatos e tudo mais que se encontra ali. Ele pode, inclusive, chegar a outras peças de mobília e afetar a saúde de pessoas e animais que frequentem o cômodo atingido.
Então não deixe de lado esta dica da Dona e vamos aprender a evitar o mofo no guarda roupas!

Riscos do mofo para a saúde
Nunca é demais ressaltar que o mofo pode prejudicar e muito a saúde de uma família, incluindo os seus animais de estimação. Por isso, não se deve ignorar o cuidado a ser tomado para evitar o seu surgimento e para garantir a diminuição da umidade.
O mofo é um problema sério para quem tem problemas respiratórios. Ele pode agravar os quadros de pessoas como:
- Sinusite;
- Rinite;
- Asma;
- Bronquite.
Por isso, veja como a Dona ensina a combater este fungo!
Como evitar o aparecimento do mofo?
Se você não quer enfrentar o mofo, o primeiro passo é evitar a umidade, afinal é por conta dela que surgem as condições que levam ao aparecimento do mofo. Se você mora em um local muito úmido, como cidades litorâneas, fique atento para produtos que ajudem a controlar a umidade dos cômodos e troque sempre que indicado no rótulo.
Confira as dicas da Dona para evitar o aparecimento do mofo:
Abra o guarda-roupas toda semana
Como o mofo só aparece em ambientes úmidos e, de preferência, escuros, abrir as portas do guarda-roupa por algum tempo, para gerar ventilação e entrada de luz, auxilia na prevenção ao mofo. Além de evitar aquele cheiro de guardado, não é mesmo?
Roupas devem ser colocadas ao sol
Todos os meses, tire as roupas, especialmente aquelas mais pesadas de inverno, e deixe com que peguem sol. Isso ajuda a matar microorganismos no tecido. Se possível, lave estas peças também.
Limpe o guarda-roupa todos os meses
Muita gente acaba esquecendo, mas o guarda-roupa deve ser limpo! Isso ajuda a preservar suas roupas e também a mobília, evitando o mofo. Produtos com cloro, soluções caseiras com vinagre e limão e produtos antimofo são aliados nesta importante hora.
Aposte nos materiais caseiros
Vinagre, cloro (água sanitária), cravo-da-índia, giz, bicarbonato, entre outros, são armas contra o mofo para quem deseja usar produtos caseiros. Além do preço, a maioria das pessoas já está acostumada com eles.
Fique atenta para a possibilidade de existirem infiltrações nos móveis, nas paredes e no teto. A água acumulada de chuva ou do encanamento pode facilitar o aparecimento do mofo.
Soluções caseiras para o mofo
Se você já se deparou com o mofo, a única coisa que resta a fazer é combatê-lo com o que você tem à sua disposição. Além dos produtos antimofo, também é possível a utilização de soluções e receitas caseiras para acabar com o fungo, mas fique atenta: alguns produtos utilizados não devem ser manuseados perto de crianças ou bichos de estimação!
Dica da Dona: Durante períodos chuvosos, a limpeza do armário pode necessitar ser feita com mais regularidade. Não dê chance para o mofo!
Solução com água sanitária
Uma das mais simples e mais eficientes, a mistura com água sanitária funciona de forma efetiva. Só é preciso misturar em partes iguais água e água sanitária. O cloro ativado também funciona (tome cuidado!). É possível trocar a água sanitária por vinagre branco, porém a mistura se torna menos eficiente.
Depois de pronta, basta aplicar a solução com pano no armário uma vez por semana até desaparecer.
Solução com vinagre branco e bicarbonato de sódio
Mais complicada, mas bastante eficiente, essa mistura consegue ter um ótimo resultado contra o fungo. Para isso, misture cerca de 300ml de vinagre e uma colher de sopa do bicarbonato para gerar a reação química. Depois dela acabar, coloque em um borrifador ou dispenser e aplique nas áreas afetadas. E não se esqueça de, após 5 a 15 minutos, retirar a aplicação com um pano seco.
Solução com amaciante
Misture cerca de 50 a 100ml de amaciante em um litro de água. Coloque no dispenser e aplique nos locais afetados. Além de combater o mofo, vai trazer um cheiro perfeito para o seu armário. Só não se esqueça de retirar com o pano, hein?
Solução com giz
O giz é um importante aliado para absorver a umidade. Colocar alguns pedaços dentro de um saquinho que seja permeável, pode ajudar a reduzir a umidade em um armário. Porém, ele não consegue combater o mofo que já esteja ali.
Confie na Dona!
Prevenir o mofo é cuidar da sua saúde, dos seus móveis e da sua roupa. Por isso, experimente essas soluções para iniciar hoje mesmo as medidas que vão garantir o seu bem-estar!
Para todas as situações da sua vida, a Dona está presente. Acesse o nosso blog para saber mais dicas de cuidados para a casa e para o seu pet.