Quando é a hora de trocar a ração do cachorro?
A hora de trocar a ração do cachorro é muito importante, afinal a ração é fundamental para a saúde. Aprenda como trocar a ração do cachorro.
Cuidar de um cachorro para que ele esteja sempre forte e saudável é uma tarefa divertida, mas nem sempre tão fácil. Diversos fatores influenciam o seu crescimento, entre eles a alimentação que deve ser sempre bem pensada. Por isso, escolhemos rações e complementamos com outros alimentos. Porém, pode existir a dúvida: quando é a hora de trocar a ração? Será que é necessário dar outro tipo para o seu pet?
Não precisa ficar em dúvida! Existem sinais que vão mostrar para você quando pode ser a melhor época para dar uma nova ração, acrescentar novos tipos de alimentos ou variar o aporte nutricional para o seu companheiro.
Veja abaixo as dicas da Dona para você cuidar do seu pet da melhor maneira!
Qual é a importância da ração para o cachorro?
A alimentação é fundamental para todos os animais. É por meio dela que o seu bichinho recebe as vitaminas e minerais necessários para o crescimento saudável, para a prevenção contra doenças, para a manutenção da atividade física e também para manter um pelo bonito e vistoso.
Para escolher a melhor ração para ele, é importante o contato com um veterinário de confiança para que ele possa dizer como deve ser a alimentação saudável para o seu pet, quais os nutrientes essenciais e o que não pode ser ingerido. No caso das rações, lembre-se sempre de ficar atenta às recomendações do fabricante sobre idade e porte.
Uma dica da Dona é: busque escolher rações com um bom aporte nutricional e tenha paciência, caso o seu cachorro não se adapte perfeitamente às primeiras opções da sua lista.
Quando é a hora de trocar a ração do cachorro?
Pets, de forma geral, costumam se adaptar e passar longos períodos acostumados a comer um mesmo tipo de ração, podendo a variedade alimentar ser feita com petiscos e alimentos naturais (como picolés especiais para eles). Contudo, em algumas situações, a troca da ração é uma forma de manter o seu crescimento e resolver problemas que possam aparecer.
Vamos ver alguns desses motivos abaixo:
Aparecimento de doenças
Com o passar dos anos, o seu pet pode desenvolver doenças que necessitam de um cuidado a mais na hora de escolher a ração. Nesses casos, pode ser preciso conversar com um veterinário e trocar a ração para uma específica para aquela doença.
Alergia alimentar
Assim como os seres humanos, os dogs podem ter alergia a alguns alimentos, sendo necessária a troca da ração para evitar o sofrimento. Sinais como:
- Gases;
- Fezes moles;
- Prostração;
- Número maior de vezes que o cão faz suas necessidades;
Entre outros, podem significar que é hora de trocar a ração (e visitar um veterinário também).
Mudança de faixa etária
Se você já é um dono de pet há algum tempo, sabe que as rações são recomendadas para idades diferentes e que cada faixa etária tem necessidades distintas. Por isso, sempre que o seu dog chegar em uma delas, mude a ração para aquela adequada à idade. Dessa forma, você garante o aporte nutricional correto.
Pelo fraco e caindo
Esse é um sintoma bem comum de que o seu companheiro pode estar recebendo um valor nutricional insuficiente para a saúde. Procure conferir os nutrientes necessários e ver se a ração fornece. Não tenha medo de trocar para dar o melhor para o seu dog!
O cachorro não quer comer
Forçar a ração para o seu cachorro nunca é a melhor ideia, né? Se ele está seletivo, existe algum motivo para isso e precisamos entender. Tente dar uma maior variedade de alimentos fora da ração e busque outra marca ou outro tipo, desde que adequados para ele. Algumas raças de cachorros podem ser mais seletivas e enjoar mais rápido que outras. Fique atento aos sinais e troque progressivamente a alimentação, sem deixar de lado o cuidado com a saúde.
Como trocar a ração do cachorro?
Nessa hora, a palavra mais importante é paciência! O seu companheiro já está acostumado com a ração antiga e qualquer mudança brusca pode trazer efeitos adversos para a saúde dele, por isso, qualquer troca de alimentação deve ser lenta e progressiva até que ele se acostume. Troque a ração tirando um pouco da antiga e colocando um pouco da nova a cada dia. Em cerca de uma semana, o seu cachorro estará completamente adaptado e feliz! Caso ele demonstre sinais intestinais após a troca, consulte um veterinário.
A melhor ração para o pet está na Dona
Agora, você já sabe o que é necessário para trocar a ração do seu companheiro, dando o melhor para ele! Na Dona, você encontra as melhores opções em ração premium, super premium, úmida e seca, voltados para cães de diversos portes e idades. É só escolher e deixar o seu amigo forte e saudável! Além disso, na Dona, você encontra também a Assinatura Pet, serviço gratuito de compra programada em que você define a frequência e ganha desconto na compra de rações e petiscos. O serviço é ideal para quem quer passar mais tempo com seu pet sem se preocupar. (https://www.dona.com.br/assinatura-pet)
Para encontrar mais dicas para o seu pet, acesse os nossos artigos no blog!