10 curiosidades sobre a Amamentação
Agosto é o mês mais importante para a amamentação. Neste período, acontecem diversas campanhas, como o Agosto Dourado, e iniciativas para conscientizar sobre a importância que o aleitamento materno tem no crescimento e desenvolvimento saudáveis de um bebê e o porquê de as mamães (e também papais) necessitarem estar atentas para garantir o leite para os pequenos. Por isso, a e.dona preparou 10 curiosidades sobre a amamentação.
Neste mês, acontece também o Dia Mundial da Amamentação, principal data sobre o tema no ano. Não deixe de saber a importância dela para crianças crescerem fortes e sem problemas imunológicos.
Nos próximos parágrafos, você encontra uma série de informações muito importantes. Aproveite para anotar e volte sempre para confirmar em caso de dúvidas.
Alt: 10 curiosidades sobre o aleitamento materno
10 Curiosidades sobre a amamentação e a importância do aleitamento materno
O aleitamento materno é a principal forma de alimentação que os bebês devem ter durante as primeiras fases do seu desenvolvimento. Apesar de existirem debates sobre o tema, já se sabe que a amamentação deve ser exclusiva durante os primeiros seis meses e deve ir até, pelo menos, os dois anos de idade. Dessa forma, a criança e mãe recebem todos os benefícios para o desenvolvimento saudável.
É claro que algumas mães não podem amamentar, enquanto alguns bebês não podem receber o leite. Por isso, existem iniciativas com o Banco de Leite Humano que permitem que todas as pessoas tenham acesso ao aleitamento. Para sanar dúvidas sobre a amamentação, procure um profissional de sua confiança ou busque orientações do Ministério da Saúde.
Confira 10 curiosidades sobre a importância da Amamentação:
1 – O leite engrossa com o tempo
Normalmente, no início da mamada, o leite é mais ralo, se tornando grosso com o tempo. Isso se deve a ele ter mais água neste primeiro momento. Depois, passam a sair a gordura, os anticorpos, vitaminas e minerais. E tanto essa fase mais rala quanto a mais grossa são importantes para o bebê!
2 – O tamanho dos seios (mamas) não influencia na amamentação
O leite não é determinado pelo tamanho das mamas! O papel da produção do alimento é do hormônio chamado prolactina, não possuindo relação com formato ou tamanho mamário.
3 – O bebê deve mamar quantas vezes quiser
A amamentação deve ser dada sempre que o bebê precisar, principalmente durante a fase de aleitamento exclusivo. Ele vai mamar com frequência e sem horários pontuais, podendo chegar a até 12 vezes em um mesmo dia ou mais.
4 – Não existe leite fraco
Esse termo é um mito! Não existe leite fraco, sendo que todas as mães produzem um leite de qualidade para os seus pequenos, com vitaminas, nutrientes e anticorpos na quantidade correta para o desenvolvimento saudável. Apenas em alguns casos, como para as mães portadoras do vírus HIV, não é recomendada a amamentação.
5 – Não é preciso dar água
O leite materno é um alimento completo! Isto é, ele também auxilia na hidratação do seu bebê, especialmente durante o período do aleitamento materno exclusivo (até os seis meses de idade). Não precisa dar água, nem oferecer outros alimentos. O exclusivo é literal!
6 – O fortalecimento da imunidade passa pelo aleitamento
O leite humano possui diversos anticorpos e ajuda na formação da microbiota intestinal, propagando bactérias boas e fortalecendo o sistema imunológico. Com o aleitamento, é reduzida a chance de desenvolvimento de doenças com o diabetes e a hipertensão, além da diminuição dos riscos de obesidade.
7 – Permite a evolução da arcada dentária
Os movimentos para mamar o leite favorecem o surgimento da arcada dentária, estimulando o desenvolvimento dos ossos e musculatura associados no rosto do bebê. Esse movimento de sucção ainda contribui para a mastigação, respiração e fala.
8 – Permite uma melhor recuperação pós-parto
Os benefícios da amamentação também chegam às mamães. Ela se recupera mais rapidamente após o parto devido à liberação da oxitocina, substância que consegue acelerar a volta do útero ao seu tamanho normal e impede quadros de sangramento excessivo.
9 – Mães diabéticas podem receber benefícios da amamentação
As mulheres diabéticas, durante o período de amamentação, têm um controle das taxas de açúcar sanguíneo naturalmente, principalmente as que sofreram com o diabetes gestacional.
10 – É normal sobrar leite
O peito sempre vai armazenar um pouco de leite, mesmo após o fim da amamentação. Isso é um processo natural e não é preciso ficar preocupada. Ele não vai estar em uma quantidade grande.
Cuidados para mãe e bebê estão na e.dona
Além das dicas do Blog da e.dona, você encontra diversos produtos para mamães e bebês na loja. São diversos itens para o melhor cuidado, para a higiene e para a alimentação, incluindo porta leite para garantir que o bebê esteja sempre bem nutrido onde estiver.
Mais do que isso, em nosso site, você também encontra diversos produtos para casa, escritório e comércios de todos os tipos, com entrega expressa, descontos e sem pedido mínimo.
Saiba mais agora acessando a loja e.dona.