Açúcar ou adoçante: entenda as diferenças
Entenda as diferenças entre os dois itens. Confira!
Na hora de adoçar, o que você costuma utilizar: adoçante ou açúcar? Tem quem prefira o adoçante, já que possui menos calorias e, assim, é o ideal para diabéticos e pessoas que querem perder peso. De fato, o açúcar é um dos maiores vilões da vida saudável, e sua redução ou substituição pode trazer benefícios para a saúde.
Porém, nem sempre vale a pena trocar o açúcar pelo adoçante, sabia? Se você não é diabético ou não busca perder peso, pense duas vezes antes de adotar o adoçante em sua alimentação. Pessoas que buscam ganho de massa muscular, por exemplo, devem preferir o açúcar, em quantidades moderadas, como uma maneira de aumentar as calorias consumidas. O mesmo vale para crianças, que devem evitar os adoçantes, pois substâncias artificiais não são indicadas para a sua dieta.
Inclusive, existem estudos que relacionam o adoçante a alguns tipos de doença. Na dúvida, consulte um profissional da medicina ou nutrição para saber melhor sobre a recomendação para você.
E tão importante quanto escolher um ou outro é também prestar atenção nas quantidades a serem consumidas. O excesso de açúcar ou de adoçante pode ser igualmente prejudicial à saúde.
Continue lendo e entenda quais as principais diferenças e quando escolher o adoçante ou o açúcar. Boa leitura!
Leia também: Quais os tipos de adoçantes existem e quais são os mais indicados.
Quais são as diferenças entre o açúcar e o adoçante?
- Origem: a principal diferença entre eles está em sua origem. O açúcar é natural, sendo, na maioria das vezes, extraído da cana-de-açúcar. Enquanto isso, grande parte dos adoçantes são artificiais, sendo desenvolvidos industrialmente.
- Calorias: outra diferença importante é a quantidade de calorias entre eles. O açúcar é bem calórico: uma grama possui quatro quilocalorias, enquanto o adoçante, por ser produzido artificialmente, tem um valor quase nulo. É por isso que diabéticos e pessoas que querem emagrecer devem apostar no adoçante.
- Poder adoçante: se comparado ao açúcar, o adoçante adoça bem mais. É por isso que um sachê de adoçante tem apenas 800mg, enquanto que o sachê de açúcar tem 6 gramas.
Para emagrecer, não basta apenas trocar o açúcar pelo adoçante
Se você está em um processo de emagrecimento, lembre-se que, embora o adoçante seja a melhor alternativa para você, por conter menos calorias, só essa mudança não basta em sua alimentação para que você consiga perder peso de maneira significativa.
O emagrecimento depende de outros fatores, como a adoção de atividades físicas regularmente, uma dieta equilibrada, com frutas, proteínas, verduras, legumes e alto consumo de água, bem como a redução dos alimentos industrializados. Ou seja, aposte em um estilo de vida mais saudável.
E aí, adoçante ou açúcar: qual escolher?
Agora que você já sabe quais as diferenças entre eles, faça suas compras no site da e.dona. Além de diversos tipos de açúcar e adoçantes, também contamos com outros alimentos, como cafés, chás, filtros de papel, leites, sucos e muito mais.
Clique aqui e conheça nossos produtos!