Conheça a ação do desinfetante
Uma faxina não pode ser feita de maneira completa sem a utilização do desinfetante. A ação do produto de limpeza garante a higienização completa das superfícies onde for aplicado, afinal, ele serve para matar micro-organismos, fungos e bactérias diversas que estiverem presentes.
Além disso, desinfetantes ganham espaço em diversas outras áreas, como para limpar espaços difíceis e até mesmo para limpar roupas. Neste último caso, é um segredo bem guardado de muitas pessoas que lavam roupa, garantindo uma limpeza pesada sem agredir as peças.
Existe ainda a recomendação do uso de desinfetantes para limpar locais com grande aglomeração de pessoas, especialmente após o início da pandemia da COVID-19.
Entretanto, apesar da sua importância, não é todo mundo que entende o papel do produto, ignorando-o ou se arriscando ao misturá-lo com outros importantes itens de limpeza. Pensando nisso, a e.dona traz uma explicação sobre a ação do desinfetante e como ele pode ser utilizado para garantir uma casa limpinha e cheirosa.
Saiba mais nos próximos parágrafos.
Conheça mais sobre o desinfetante
Desinfetantes, como o nome já diz, são produtos que servem para desinfectar algum local. Ou seja, eliminar por meio de ações químicas micro-organismos diversos, tornando aquele local estéril e pronto para a utilização, como no caso de banheiros ou cozinhas.
Se você está se perguntando, a resposta é: sim, os desinfetantes são melhores para matar micro-organismos quando comparados a produtos como o álcool, o sabão e produtos de limpeza multiuso. Porém, eles podem não ser desengordurantes, além de não serem próprios para o uso em seres vivos, devido à toxicidade de seus ingredientes.
Atualmente, existem diversos tipos de desinfetantes: o geral para limpeza, o hospitalar e o alimentício. As diferenças estão na concentração e nos ingredientes. Para hospitais, os ingredientes são bem fortes e podem causar mal para a saúde do indivíduo, sendo utilizados para evitar o surgimento de colônias de bactérias e a infecção de pessoas que estejam debilitadas.
Os principais ingredientes dos desinfetantes costumam ser:
- Hipoclorito de sódio;
- Compostos fenólicos (fenóis);
- Derivados de amônia;
- Cloro isocianurato.
Como usar o desinfetante?
Antes de mais nada, é preciso saber: o desinfetante não pode ser usado como um produto comum de limpeza. Isto é, você deve seguir as instruções da embalagem e garantir o tempo mínimo de ação do produto escolhido.
Primeiramente, o ideal é limpar o local escolhido com água, deixando o local úmido e evitando que ele fique com partes completamente secas. Então, deve ser aplicado o desinfetante em toda a superfície com um borrifador, um pano úmido ou algum outro acessório.
Após a aplicação do item de limpeza, espere cerca de 10 minutos para remover (ou o tempo recomendado na embalagem). Somente após esse tempo, o seu cômodo estará livre de bactérias e outros micro-organismos.
Mas atenção: alguns rótulos indicam a diluição do produto! Ou seja, nada de aplicar diretamente nas superfícies. Você não quer manchar ou estragar o seu piso ou os seus móveis, né?
Muito cuidado ao misturar desinfetantes e outros produtos
A mistura de produtos de limpeza é bem comum na faxina do brasileiro. Tão comum que virou uma série de receitinhas que, muitas vezes, funcionam de forma ótima, como nos casos do bicarbonato e vinagre, limão e detergente, etc. Porém, quando falamos de produtos químicos, pode não ser uma boa ideia fazer misturas!
Além da possibilidade de produtos químicos serem antagônicos, inutilizando a ação um do outro e, assim, mantendo a sujeira presente, existe um risco muito grande de haver a liberação de substâncias tóxicas e gases voláteis, prejudicando a saúde de quem está realizando a limpeza.
Quando estamos falando do desinfetante, a mistura de água sanitária (ou produtos com hipoclorito de sódio) e produtos com compostos fenólicos pode liberar gases como o Cloro, além de poder causar queimaduras em caso de respingos na pele.
Caso você queira utilizar mais de um produto na hora da limpeza, faça a utilização de um deles, enxágue e depois aplique o outro. Mas, na maior parte das vezes, não existe a necessidade dessas duas etapas.
De forma geral, evite sempre a mistura a não ser em caso de recomendação do fabricante. A sua saúde agradece!
O melhor para a sua casa e comércio está na e.dona
Como vimos, os desinfetantes são parte importante de uma faxina completa e não podem ser ignorados. Porém, fica o alerta para evitar as misturas e utilizar equipamentos de proteção sempre que forem aplicados em superfícies.
Na e.dona, você encontra diversas opções que se adequam ao que você precisa em todos os materiais para limpeza.
Gostou das dicas da e.Dona? Então não perca tempo para acessar o blog e conhecer mais sobre as dicas para a sua casa, seu comércio e também para o seu pet.