Dia do Empreendedorismo Feminino
Neste dia 19 de novembro, é comemorado o Dia do Empreendedorismo Feminino. A data visa conscientizar, evidenciar e valorizar as mulheres na área do empreendedorismo e negócios, afinal, grande parcela das pessoas que tem seu próprio negócio são do sexo feminino.
Nós, da e.dona, sabemos que nem sempre o ambiente do empreendedorismo recebe da melhor forma as mulheres, que as condições são, por vezes, desiguais e existe preconceito. Por isso, hoje, vamos falar um pouco mais sobre esta questão e trazer algumas dicas para mulheres que querem empreender ou melhorar seus empreendimentos.
Confira nos próximos parágrafos mais sobre o papel feminino no empreendedorismo.
Saiba mais sobre o Dia do Empreendedorismo Feminino
O Dia do Empreendedorismo Feminino é uma data que faz parte de campanhas e ações da Organização das Nações Unidas para combater a desigualdade de gênero no mercado de trabalho e estimular a participação feminina na área de negócios. Atualmente, a data é comemorada em 144 países, sendo apoiada pela Semana Global do Empreendedorismo, a ONU e o Departamento de Estado dos EUA.
Neste sentido, nós precisamos lembrar sobre a ausência de mulheres em cargos executivos e com pouca penetração entre o empresariado. É preciso ampliar o número delas para uma sociedade mais justa. Nos próximos parágrafos, nós vamos falar um pouco mais sobre elas.
O que é empreendedorismo feminino?
O empreendedorismo é o ato de criar ou modificar um negócio existente, de modo a estruturar, consolidar e ampliar. Ele acontece quando aplicamos métodos de gestão, análise de dados, investimentos e implementação de novos serviços.
Então, podemos dizer que o empreendedorismo feminino é o empreendedorismo gerido por mulheres de todas as idades. E elas podem estar em qualquer setor! Por vezes, o preconceito associa os negócios tocados pelo sexo feminino com culinária ou ensino, mas a verdade é que as mulheres podem empreender na área que quiserem.
Entretanto, elas ainda são uma minoria no mundo dos negócios. Dados coletados pelo Sebrae mostram que apenas 34% dos empreendedores são mulheres, o que corresponde a cerca de 10,1 milhões de pessoas. 50% delas estão no setor de serviços e 49% são chefes de família. Ou seja, mais da metade das empreendedoras pode estar cumprindo uma dupla jornada ao chegar em casa, precisando cuidar também da família, além do negócio.
Por isso, é preciso estimular a participação feminina no mundo do empreendedorismo, além de promover a igualdade de condições, evitando que a dupla jornada em casa seja exclusiva das mulheres. Existem propostas no congresso brasileiro para garantir mais condições e incentivo por meio de órgãos como o Sebrae.
Dicas para mulheres empreendedoras
Como mencionamos acima, o mercado do empreendedorismo ainda tem pouca participação feminina, mas é possível aumentar e consolidar a posição feminina com alguns pontos, como os ressaltados abaixo. Vamos ver algumas dicas para as empreendedoras:
Aproveite as oportunidades
Se o seu objetivo não é entrar no setor de serviços, você pode empreender em outras áreas, mesmo naquelas que sejam majoritariamente masculinas. Por exemplo, o mercado de oficinas mecânicas pode ser uma oportunidade na sua cidade ou região. Aproveite e invista naquilo que vai trazer rendimentos para você, sem medo!
Descubra seu público-alvo e interaja
É importante que você saiba se posicionar para atrair consumidores para o seu negócio. Estabeleça um tipo de comunicação eficiente com o seu público e aproveite os lados positivos do seu negócio. A comunicação com outras mulheres pode ser um diferencial, neste caso. Se necessário, conte com profissionais de marketing especializados.
Faça planejamentos sólidos
Um grande problema para empreendedoras é a falta de confiança que setores do mercado ainda têm. Por exemplo, ter acesso a linhas de crédito pode ser mais difícil para mulheres. Por isso, é importante ter tudo bem detalhado e planejado para poder superar eventuais percalços.
E em paralelo a isso, é importante continuar a fortalecer o empreendedorismo feminino para que mais mulheres invistam no setor e a igualdade entre os gêneros seja atingida em um futuro próximo.