Curiosidades sobre o Catar: conheça o país da Copa 2022
Catar, ou Qatar, é um país árabe localizado no Oriente Médio
Você provavelmente já sabe que o Catar irá sediar a Copa deste ano, que tem início no dia 20 de novembro. Mas o que mais você sabe sobre esse país?
O Catar (ou Qatar) se localiza na Ásia Ocidental, junto a outros países do Oriente Médio. Ele é um dos menores países do Golfo Pérsico, com pouco mais de 11 mil km². Situado no nordeste da península Arábica, o Catar faz fronteira com a Arábia Saudita.
Assim como outros países do Oriente Médio, o país se destaca por sua cultura única, podendo trazer uma experiência bastante interessante, mesmo fora da época dos jogos.
Se interessou sobre o tema? Neste artigo você irá conferir algumas curiosidades super interessantes e diferentes sobre esse país tão distante do Brasil. Confira!
Algumas curiosidades sobre o Catar
- A região tem altas temperaturas: localizado em uma região com planície árida, coberta por areia e pouca vegetação, o Catar é uma região de clima desértico com altíssimas temperaturas que variam ao longo do ano entre 14ºC e 45ºC. O verão é longo, entre os meses de maio e setembro com temperatura média de 38ºC.
Entre os meses de dezembro e março, o clima fica mais ameno, com temperatura média abaixo de 26ºC.
- Sua capital se chama Doha: a cidade é conhecida por ser bastante moderna, com diversos arranha-céus, e é o principal centro econômico do país. Doha conta com pontos históricos e diversos locais interessantes para quem gosta de passeios turísticos.
- A língua oficial é o árabe: estando localizado no Oriente Médio, o idioma oficial é o árabe. Além de ter características específicas na fala, a escrita e a leitura são feitas da direita para a esquerda, o que pode dificultar o aprendizado para quem está acostumado ao português, por exemplo.
Porém, o inglês é utilizado como segunda língua, auxiliando na comunicação com grande parte da população. Como o país possui um grande número de estrangeiros, é comum encontrar regiões específicas que falem outras línguas também.
- A principal religião do Catar é o Islã: o islamismo é seguido por quase 70% da população local. Aliás, cerca de 20% dos muçulmanos vivem no Oriente Médio, em países como Egito, Marrocos e Turquia. Devido à influência do Islã, é preciso ter atenção às regras específicas: demonstrações públicas de afeto, por exemplo, não são comuns na região.
- É considerado o país mais rico do mundo: muitas pessoas não sabem, mas, desde 2017, o Catar é considerado o país mais rico do mundo. Segundo dados do Fundo Monetário Internacional (FMI), o Produto Interno Bruto (PIB) era de 50.805,46 dólares per capita ao ano em 2020.
Uma das principais razões são as reservas de gás natural do país, o principal exportador no mundo. O Catar conta com diversas jazidas de petróleo, ampliando o seu papel na economia global e as fontes de renda.
Além disso, o setor do turismo está crescendo de forma acelerada no país, em razão da sua arquitetura, das atividades culturais e da realização de eventos esportivos, com destaque para a Copa, que será realizada em 2022.
- Algumas curiosidades gerais:
- Devido ao alto volume de emissão de gases poluentes, o Catar é um dos países mais poluidores do planeta.
- A maior parte da população do Catar é formada por estrangeiros, sendo que existem aproximadamente 800 brasileiros que moram no país.
- Os turistas que visitam o Catar devem ter atenção aos costumes locais, como evitar usar roupas curtas. Além disso, sobre a vestimenta das mulheres, a regra geral é manter ombros e joelhos cobertos.
Você já conhecia alguma dessas curiosidades sobre o Catar? Compartilhe esse conteúdo com sua família e amigos!