Conheça dicas para vender no fim do mês

Dicas

Quem trabalha com comércio sabe bem que o final do mês pode ser uma época de bastante alívio ou muita preocupação para donos de negócios, gerentes e até mesmo para os vendedores. Não é à toa que muita gente procura dicas para vender mais no fim do mês, ações para aumentar as vendas e soluções criativas para negócios. 

E isso faz muito sentido, já que um grande número de pessoas recebe seus salários logo no início do mês e acaba esperando a virada para comprar de novo. Aposto que, muitas vezes, você mesmo já fez isso! Além disso, o período mais próximo ao novo mês também costuma contar para a próxima fatura do cartão de crédito, o que reduz opções para diversas pessoas. 

Então como convencer os seus clientes a adquirirem um produto ou serviço nesse momento? Com algumas ações simples e bastante criatividade! A e.dona reuniu algumas delas para você conseguir bater as suas metas e vender mais nesse final do mês. 

Dicas para vender no fim do mês
Bata suas metas com as dicas da e.dona 

Dicas para vender no fim do mês e aumentar os rendimentos 

O final do mês é uma época de bastante expectativa para diversos negócios com o fechamento do caixa e uma análise geral sobre os rendimentos daquele período. Porém, principalmente no comércio, é um tempo de preocupação com as vendas e a diminuição dos clientes. Por isso, nunca é demais saber dicas para vender no fim do mês e bater as metas estipuladas. 

Mas, antes de mais nada, é preciso ressaltar que deixar para a última hora pode não ser o melhor negócio para uma empresa, afinal, isso pode postergar compromissos importantes e dificultar o fluxo de caixa, levando a dívidas e redução dos salários. 

Uma recomendação para quem não quer sofrer com o final do mês no comércio é dosar as ações ao longo de todas as semanas e apenas reforçá-las no fim para nunca chegar a situações críticas. 

Veja abaixo dicas para vender no fim do mês: 

Faça planejamentos com foco neste período 

O melhor para um negócio é realizar planejamentos de todas as ações a serem realizadas, incluindo o foco no marketing e nos indicadores da performance de uma empresa. É preciso saber o quanto se espera ganhar em cada período do mês, o número de visitantes a serem atingidos e também o que vai ser feito para conquistar mais clientes. 

Para a última semana, é possível criar uma promoção recorrente como um brinde ou, então, apostar em comunicações mais frequentes via e-mail e redes sociais, chamando a atenção dos visitantes e ajudando-os a fazer a sua decisão de compra. 

Encontre gargalos na sua operação 

Um ponto que serve para todo o mês, mas que também pode corrigir os problemas do final é a análise completa da atuação de um negócio nos mínimos detalhes, buscando encontrar o que está fazendo os rendimentos não serem maiores. Nesta análise, também se inclui a necessidade de ver o desempenho de concorrentes e do mercado por meio de pesquisas e buscas. 

Por exemplo, no final do mês, a busca pode ser por um determinado produto que não está disponível ou, então, a maior parte das vendas podem ser em uma forma de pagamento que o seu negócio ainda não aceita (como o PIX). 

Retome o contato com clientes antigos 

Por vezes, um negócio perde um cliente de forma temporária e acaba deixando-o de lado. Mas com estratégias adequadas, como o e-mail marketing direcionado, é possível reconquistá-lo e garantir a sua fidelização, o que pode aumentar o ticket médio e, assim, ajudar a bater as metas do mês. 

Aplique o cross-sell, upsell e downsell 

Os nomes podem confundir, mas é bem fácil de entender! Todos esses nomes representam ações para garantir que o cliente continue adquirindo produtos e serviços, evitando que você perca oportunidades. Veja o que é cada uma dessas ações: 

  • Cross-sell: a venda cruzada se refere ao oferecimento de produtos ou serviços complementares, como ofertar pilhas para um cliente que está comprando uma lanterna; 
  • Upsell: essa ação representa a oferta de um produto com maior valor agregado que o produto inicial que o cliente deseja. Para isso, é preciso “dar mais” ao cliente como um plano de streaming que oferece mais visualizações simultâneas em uma conta; 
  • Downsell: a última ação é um oferecimento de produtos com menor valor agregado, mas que possam sanar a necessidade do cliente em último caso e garantir que você não perca uma venda. 

Motive o seu time 

Um grande problema para empresas que precisam bater metas é uma equipe que não está treinada e que não se encontra motivada, pelos mais diversos motivos. Dessa forma, uma grande solução para bater metas é garantir que o time se sinta parte do negócio e receba compensações pelo batimento das metas, como bônus, comemorações, agradecimentos etc. 

Saiba mais para o seu negócio com a e.dona 

No blog da e.dona, nossa equipe traz diversas dicas e recomendações para você conquistar maiores rendimentos e preparar o seu comércio para o ano que acabou de começar. Acesse agora mesmo o nosso blog e saiba mais. 


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