Ideias para vender mais no Carnaval
O Carnaval é a principal festa popular do Brasil. Ainda que existam variações na preferência de acordo com a região, idade, gênero e religião, é inegável que a festa do Rei Momo é a principal data do primeiro semestre no Brasil (com uma pequena competição das festas juninas). Então, conhecer ideias para vender mais no Carnaval (além de saber como vender mais no Carnaval) é praticamente uma necessidade para diversos comércios.
Isto é, preparar a sua loja para o Carnaval ou arrumar o seu restaurante para este feriadão pode ser uma grande chance de garantir todo o primeiro semestre e ainda prospectar clientes para as próximas datas comemorativas.
Se o seu comércio está em um local turístico, imagine quantos clientes não podem recomendar a sua loja/restaurante para amigos e família visitarem em um próximo feriado, nas férias do meio do ano ou no período de recesso lá em dezembro?
Por isso, mais do que atender bem, é preciso atrair, converter e se relacionar com os possíveis clientes. A e.dona é uma especialista em dicas para o seu comércio e está sempre pronta para auxiliar você a vender mais.
Confira nos próximos parágrafos.

Por que o Carnaval é importante para o comércio?
Essa é uma ótima pergunta, mas, antes, reflita sobre o seguinte: qual foi o último ano que você não ouviu falar sobre o Carnaval? Mais do que isso: qual foi o último ano que não teve Carnaval na sua cidade (sem contar os anos da pandemia)?
Pois é, aposto que todo ano você ouve bastante sobre a folia, especialmente se está nos estados do Nordeste, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. E não é para menos: o Carnaval movimenta bilhões na economia brasileira, garantindo nestes poucos dias o rendimento anual de muitas famílias, seja quem está em escolas de samba, blocos de carnaval ou mesmo quem tem pequenos comércios.
Por exemplo, a Prefeitura do Rio aponta que o Carnaval movimenta na cidade R$4 bilhões de reais. E o sucesso pode ser visto no aumento do rendimento de impostos como o ISS, que incide sobre bens e serviços. Segundo dados governamentais, o Carnaval pode render ainda mais devido ao turismo.
Ou seja, mesmo que você não seja um grande apreciador da folia, o Carnaval é a festa mais popular de 2023 e uma grande chance de conquistar mais retorno financeiro para a sua empresa. Então, venha com a e.dona para saber como vender mais durante a folia.
Ideias para vender mais no carnaval
O Carnaval de 2023 começa oficialmente no sábado, dia 18/02, e a expectativa sobre o período é de uma grande retomada em todos os pontos da data. Afinal, este vai ser o primeiro Carnaval completamente após a vacinação contra a COVID-19 (apesar de sabermos que a doença não está erradicada e ainda demanda cuidados).
Por isso, veja abaixo ideias para vender mais no Carnaval de 2023:
Traga adereços e fantasias para o seu negócio
Se for possível e estiver adequado com o seu nicho, fantasias e adereços conseguem trazer um ótimo retorno para a sua loja. Elas podem ajudar a complementar o mix de produtos ofertados, especialmente se o comércio for de roupas. Mesmo que não sejam exatamente fantasias, roupas estampadas e coloridas, roupas com lembranças turísticas costumam ter uma ótima saída nestes períodos.
Traga bebidas e alimentos diferentes
Durante este período, especialmente se a sua loja estiver em uma rua turística ou que passem muitos blocos, ter bebidas (alcoólicas ou não) é uma forma de atrair o consumidor. Ele pode entrar atraído pela chance de se refrescar e ficar para conhecer mais sobre outros produtos.
Se você tem uma lanchonete, por exemplo, pode ser a chance de você disponibilizar cervejas e outras bebidas bem geladas com a facilidade para pagamento rápido na hora.
Ofereça lanches para a viagem
Aliás, falando em lanchonetes e restaurantes, o Carnaval pode significar uma oportunidade de vender comidas para viagem ou consumo enquanto percorre algum caminho. Para isso, é importante garantir descartáveis, potinhos, sacos de papel e também sacolas plásticas, tudo que torne mais prático o transporte de alimentos nesses dias.
Garanta meios de entrega e pagamento facilitados
Isso vale tanto para quem vai curtir a folia, quanto para quem vai ficar em casa: é preciso pensar nos dois públicos e garantir que as suas necessidades sejam atendidas. Isto é, uma pessoa que vai ficar em casa pode preferir que sejam entregues em sua casa a comida ou bebida, enquanto o folião vai até o seu estabelecimento. Da mesma forma, o primeiro pode preferir pagar com o cartão, enquanto o segundo pode estar disposto a usar o Pix!
Pense nisso e aumente as chances de lucrar nessa semana.
Fique atento ao pré e pós-Carnaval
Nós, da equipe da e.dona, não conhecemos a realidade de todas as cidades brasileiras em relação ao Carnaval, mas, especialmente em cidades maiores, as celebrações começam antes do período festivo, pegando finais de semana anteriores, e costumam ir até duas semanas após o fim oficial da folia. Por isso, mantenha promoções e a mobilização durante todo esse período para não perder oportunidades.
Gostou das dicas? Conheça mais com a e.dona
Você curtiu as dicas da e.dona para o Carnaval? Então, não deixe de conferir todas as nossas recomendações para lojas em nosso blog. Você consegue descobrir tudo que precisa para aumentar seu rendimento durante todo o ano!
Clique aqui e leia outros conteúdos no nosso blog.