Quais os melhores alimentos para a introdução alimentar dos bebês?

Introdução alimentar dos bebês Bebês e Crianças

A introdução alimentar dos bebês é um momento importante que requer cuidado para garantir que o bebê receba os nutrientes necessários para um crescimento saudável. Geralmente, a introdução alimentar começa por volta dos 6 meses de idade. 

A recomendação da Organização Mundial da Saúde e pela Sociedade Brasileira de Pediatria é que, até os seis meses de vida, o bebê seja alimentado exclusivamente com leite materno, afinal, ele fornece todos os nutrientes que a criança precisa. 

Por isso, aos seis meses, se inicia a introdução alimentar. Como o próprio nome diz, esse é o momento de apresentar alimentos para o bebê e introduzir o hábito de ingerir comida sólida, juntamente com a amamentação. 

Além da introdução alimentar, também deve ser apresentado ao bebê o consumo de água. Porém, não é necessário ingerir água durante a amamentação exclusiva, pois o leite materno supre toda a quantidade necessária para a hidratação da criança. 

Nesse artigo, preparado pela equipe e.dona, você irá saber mais detalhes sobre a introdução alimentar e irá descobrir quais os melhores alimentos para apresentar ao bebê nessa fase. 

Continue lendo! 

Introdução alimentar dos bebês
Introdução alimentar com brócolis

Por que a introdução alimentar inicia aos seis meses? 

Você deve estar se perguntando por que a introdução alimentar deve iniciar aos seis meses. Isso acontece porque, nessa idade, o sistema digestório do bebê está mais maduro para receber alimentos. 

Para as crianças que não podem ser amamentadas, as fórmulas infantis também suprem as necessidades até o bebê completar seis meses. A partir dessa idade, surge a necessidade de a criança receber novos alimentos, macro e micronutrientes e é por isso que se inicia a introdução alimentar. 

Além de completar cerca de seis meses de vida, é necessário que a criança demonstre alguns sinais de prontidão para a introdução alimentar, como conseguir se sentar sozinha e segurar objetos com as mãos, além de mostrar interesse pela comida. 

Os melhores alimentos para a introdução alimentar dos bebês 

O bebê já alcançou a idade e os sinais de prontidão para o início da introdução alimentar? Então, se prepare, pois chegou a hora de começar!  

Apesar de muitas pessoas ainda chamarem a comida de bebê de “papa” ou “papinha”, não é mais indicado que eles consumam comidas nesse formato muito misturado e sem possibilidade de identificar os alimentos e suas texturas. 

A recomendação dos órgãos oficiais de saúde é que, no primeiro mês, o alimento seja amassado com um garfo. Carnes e outras comidas mais difíceis de engolir podem ser desfiadas ou cortadas em pedaços bem pequenos, que permitam ao bebê sentir a textura, mas conseguindo engolir com tranquilidade sem risco de engasgo. 

Para garantir uma alimentação rica em macro e micronutrientes, é importante englobar todos os grupos alimentares. Por isso, um prato colorido é uma forma de conquistar a atenção do bebê e ter a certeza de que a alimentação não será monótona. 

Procure oferecer ao bebê os seguintes grupos alimentares na introdução alimentar:
  • Vegetais frescos (tomate, chuchu, abóbora, cenoura etc.); 
  • Leguminosas (feijão, lentilha, grão-de-bico etc.); 
  • Tubérculos (mandioca, batata, mandioquinha, inhame etc.); 
  • Proteínas (carnes vermelhas e brancas, ovos); 
  • Cereais (arroz, macarrão, milho, aveia, quinoa). 

A indicação é escolher um dos itens de cada grupo, preparar, cortar e amassar no prato. De início, pode-se oferecer a comida salgada primeiro no horário do almoço. Depois que a criança se mostrar familiarizada, dá para acrescentar também o horário da janta. Com o passar dos meses, a comida pode vir menos amassada e mais cortada, até que no primeiro ano o bebê consiga comer uma refeição semelhante àquela consumida pelo resto da família. 

Falando especificamente sobre a preparação da comida na introdução alimentar, conforme a recomendação da Sociedade Brasileira de Pediatria, a adição de sal na comida dos bebês não é recomendada. 

Ao estimular muito precocemente as papilas gustativas de um bebê, salgando a comida, ele pode acabar desenvolvendo uma preferência por alimentos muito salgados, o que pode aumentar o risco de desenvolvimento de hipertensão arterial no futuro. Depois que a criança completar 1 ano de idade, já é possível utilizar um pouco de sal, com moderação. 

Frutas na introdução alimentar 

As frutas também são excelentes alimentos para inserir na introdução alimentar dos bebês. Elas podem ser introduzidas ao mesmo tempo que a comida salgada, nos intervalos, como um lanche. 

Assim como no caso da refeição principal, as frutas não precisam vir em forma de papinha, misturadas ou liquidificadas. O ideal é que elas sejam raspadas ou amassadas e, com o passar dos meses, a criança ir se acostumando a consumi-las na consistência original.  

Veja outras dicas no blog e.dona 

Esse artigo foi útil para você? Em nosso blog, você encontra diversos outros conteúdos interessantes com cuidados com os bebês, dicas sobre saúde, cuidados com a casa, com os pets e também dicas para o seu comércio. 

Clique aqui e leia o blog e.dona! 


Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa Newsletter

Formulário de Newsletter

formulário Newsletter

Tags

#2023 #água #alimentos #almoço #ambiente #ambiente de trabalho #amor-próprio #animais #ano novo #anvisa #árabe #atendimento #atendimento ao público #autoestima #banheiro #bebê #bebida #bebidas #bicho de estimação #biodegradável #black friday #bom atendimento #café #caixas organizadoras #calcular descartáveis #carnaval #Casa #catar #clientes #comemoração #comércio #comida #comportamento #controle de estoque #copa #copa 2022 #copo biodegradável #copo de papel #copo de plástico #copos descartáveis #corpo #Criança #crianças #cuidados #cuidados com a casa #cupom #cupom de desconto #cupons #curiosidades #descartáveis #desconto #dia do empreendedorismo feminino #dia mundial da saúde mental #dia mundial do sorriso #dica #Dicas #divisão de tarefas #dona de casa #economizar #empreendedora #empreendedorismo #empresa #empresas #EPI #estabelecimento #estoque #evento #evento esportivo #família #faxina #feminino #feriados #festa #fim de ano #folia #futebol #garrafa térmica #hábito #hábitos #hidratação #higiene #homeoffice #impacto ambiental #indústria #Inspiração #leis #limpar a casa #Limpeza #limpeza da casa #livros #loja #mamãe e bebê #meio ambiente #metas #MOP #mulher #negócio #negócios #normas #Organização #organizar a casa #organizar casa #oriente médio #país #papel #pele #pet friendly #pets #petshop #plástico #pratos descartáveis #prevenção ao suicídio #primavera #protetor solar #reciclagem #rotina #roupas #saúde #saúde mental #segurança #setembro amarelo #simpatia #sol #sorriso #sucesso #suicídio #sustentabilidade #trabalho #validade #varejo #vassoura #vendas #vender #verão #viagem