Como melhorar a rotina do home office?
O home office se tornou uma das modalidades de trabalho mais presentes no Brasil atualmente. Apesar de não serem maioria, é estimado que, pelo menos, 6,5 milhões de pessoas trabalhem integralmente de casa. Mas nem sempre isso é fácil, isto é, muitas pessoas sentem a necessidade de saber como melhorar a rotina do home office.
Você está entre elas? Saiba que muita gente sofre das mesmas dúvidas, sente que o trabalho não rende em alguns dias e, inclusive, sente a falta de outras pessoas próximas para dialogar, tirar dúvidas e até dividir tarefas. Por exemplo, existem relatos de pessoas que fazem o home office na casa de amigos ou colegas para poder ter esse tipo de contato muitas vezes.
Pensando em como otimizar a sua rotina de trabalho, trouxemos uma série de dicas que podem ajudar na otimização da sua rotina de trabalho em casa e ajudar a melhorar a sua produtividade. Veja abaixo!
O que é o home office?
O home office ou trabalho remoto é uma das modalidades de trabalho mais recentes que surgiram. Isto porque ela necessita de equipamentos que conectem o trabalhador ao seu trabalho de forma virtual ou à distância. Ao contrário de funcionários autônomos (como em muitas profissões manuais), o home office depende de uma ligação à uma empresa.
Apesar de já existir (em um movimento ainda pequeno), o home office ganhou força durante a pandemia da COVID-19, na qual o isolamento se fez necessário em muitos casos. Talvez até na sua empresa, vocês tenham adotado essa medida para impedir contágio e disseminação do vírus.
Dentro desta modalidade, os colaboradores têm a liberdade de organizar seu tempo e espaço de trabalho de acordo com suas necessidades, promovendo um equilíbrio entre vida profissional e pessoal. Porém, é esperado que cumpram uma carga horária mínima ao longo do seu dia ou participem de reuniões e encontros virtuais.
Com o fim da pandemia, um dos grandes benefícios do home office passou a ser o fim da necessidade de ir até o trabalho, ganhando o tempo de deslocamento para outras atividades, mas mesmo quem já está acostumado, pode sofrer com a falta de foco. Por isso, temos algumas coisas para ajudar abaixo!
Como melhorar a rotina do home office?
Escolha o local adequado
Escolha uma parte da casa e mantenha seu espaço de trabalho organizado. Utilize organizadores, prateleiras e caixas para evitar a bagunça. Um ambiente organizado contribui para a produtividade e diminui o estresse.
Não deixe de lado a ergonomia
Investir em uma cadeira ergonômica e uma mesa confortável é crucial para manter uma postura saudável durante o trabalho, inclusive ajustando para que você fique com a coluna na posição certa e esteja olhando para um ponto adequado. Também se certifique de que o mobiliário escolhido se adapte ao espaço disponível.
Tenha a iluminação adequada
Como sabemos, a luz é fundamental e impacta diretamente no nosso desempenho. Por isso, tente posicionar sua mesa próxima a janelas para aproveitar a luz natural e invista em uma iluminação artificial que não cause desconforto visual, especialmente se o seu trabalho durar por muitas horas e atravessar a noite.
É a sua casa: dê o seu toque de personalidade
O home office é uma parte da sua casa, lembre-se disso! Tente trazer elementos que tragam conforto e personalidade ao seu espaço como plantas, quadros ou diversos outros acessórios que possam transformar o ambiente, tornando-o mais agradável. Isso vai otimizar a sua jornada!
Não se esqueça de fazer pausas e definir horários
É fundamental fazer pausas curtas para se alongar e se movimentar, além de estabelecer horários específicos para começar e encerrar o trabalho. Nada de trabalhar até altas horas só porque alguma tarefa é urgente. Isso vai atrapalhar sua vida pessoal e gerar um processo de burnout!
GOSTOU DAS NOSSAS DICAS?
O melhor cuidado para a sua casa está em nosso blog! Nele, você encontra diversos outros conteúdos interessantes com cuidados com a saúde, com os bebês, dicas de limpeza e também dicas para o seu comércio.
Quer conferir outros artigos como esse? Clique aqui e confira as melhores dicas no blog e.dona!