Como preparar o comércio para datas especiais?
Datas comemorativas são perfeitas para interagir com seus clientes, realizar alguma ação na loja e, consequentemente, aumentar as vendas. Existem datas já bem conhecidas e aquelas que podem ajudar um nicho de mercado específico, como o Dia do Beijo, Dia do Orgulho Nerd ou Dia do Sorvete.
No primeiro semestre do ano temos o carnaval, Páscoa, Dia das Mães e Dia dos Namorados como as principais do comércio. No segundo semestre, temos o Dia dos Pais, Dia das Crianças, Black Friday e Natal. Essas datas não podem ficar de fora de forma alguma de seu calendário e de estratégias no seu comércio.
Está bem, você já conhece as datas e sabe da importância de cada uma, mas como preparar o seu comércio para elas? Se quer receber as nossas dicas exclusivas, permaneça nessa página. Boa leitura!
Qual o primeiro passo?
O planejamento, claro, sem ele fica bem difícil estruturar qualquer ação para a sua loja ou restaurante, seja nas vendas online ou offline. Com uma ideia de ação, deve-se estruturar tudo que precisará fazer para colocar em prática. Quanto mais cedo pensar em tudo, melhor para todos da equipe.
Revise o estoque
Se sua ação for desconto ou brindes é imprescindível que revise o seu estoque. Tenha uma estimativa de vendas e esteja preparado para atender toda a demanda. Ninguém quer deixar de vender porque acabou o produto que todo mundo está procurando, certo?
Com o planejamento bem feito já é possível analisar quais produtos têm maior saída durante a data em questão. Portanto se você vende bichinhos de pelúcia, sabe que na Páscoa muitos procuram por coelhinhos, já no Dia dos Namorados são os ursinhos e corações.
Prepare a empresa e a equipe para atender a demanda
Contratar mais pessoas, uma agência e capacitar seus funcionários para atender a demanda das datas especiais e de maiores movimentos é essencial para manter o bom atendimento e deixar os clientes satisfeitos. Se fará alguma ação diferente ou terá um produto novo, treine seus funcionários para instruir melhor os clientes, atendê-los com segurança e conhecimento daquilo que está sendo vendido. Afinal, um cliente satisfeito é sinônimo de venda feliz e recompra!
Aposte na decoração
Faça seu cliente perceber a data comemorativa em questão e já o direcione para os produtos do tema. Afinal, não é só no Natal que sua loja precisa ficar decorada, aproveite cada data especial para enfeitar sua loja e trazer essa sensação e necessidade de compra para presentear a mãe, pai, crianças etc.
Redes sociais seguem como aliadas!
Com a loja online ou não, as redes sociais são excelentes como divulgação de suas ações no comércio. Lá você se conecta com os clientes e com os clientes em potencial. Mostre as promoções, brindes, descontos, produtos novos por lá para atrair as pessoas para a sua loja ou site.
E depois de tudo?
Olhe os resultados! Com uma análise bem feita você poderá entender se a data faz sentido para o seu nicho de comércio, se valeu o esforço, se foi um sucesso ou não. Dessa forma, você consegue se preparar melhor para a próxima data igual ou para a ação seguinte. E começa tudo novamente.
GOSTOU DAS DICAS?
Então você vai gostar de saber que temos muito mais em nossa categoria Negócios em nosso blog! Saiba tudo o que precisa para o seu comércio com a e.dona! Aproveite para conhecer aqui: https://blog.edona.com.br/categoria/negocios/