Como arrumar a mala de viagem? Dicas infalíveis da e.dona
Chegou o momento mais esperado das suas férias ou do seu feriado: a hora de viajar! E sabe o que isso significa? É preciso preparar as suas coisas para a viagem, então, nada melhor do que saber como arrumar a mala de viagem de uma forma eficiente e que ajude na organização quando você chegar no seu destino.
Aliás, isso vale tanto para quem vai de carro ou ônibus, quanto para quem pegará o avião. Apesar das malas serem de tamanhos diferentes e terem especificações diferentes, algumas coisas são iguais e vão auxiliar muito para usar a mala durante os dias de viagem.
Separamos algumas dicas perfeitas para você montar a sua mala e algumas que também vão ajudar na volta. Mas lembre-se de pensar muito bem em cada uma delas e no que você vai levar, isso faz toda a diferença.
Veja as dicas da e.dona.
Como arrumar a mala de viagem?
A organização das malas é uma tarefa que precisa começar com antecedência, até para você lavar e preparar as peças que pretende levar. Imagina levar roupas com o famoso cheiro de guardado porque esqueceu de se planejar? Não dá, né? Ainda mais se a sua viagem for para um lugar frio e você precisar “desenterrar” aqueles casacos do seu armário.
Vamos ver as dicas da e.dona sobre como organizar a mala de maneira fácil, seja ela bagagem de mão, bagagem despachada ou uma mochila.
0 – Faça um checklist
Pode parecer um exagero ou algo chato de se fazer, mas o checklist é muito valoroso na hora de montar uma mala, afinal, ele vai te ajudar a não esquecer coisas e ter que comprar no meio do caminho. Aliás, imagina ter que comprar roupas íntimas urgentemente porque esqueceu no Brasil? Difícil, né? O checklist ajuda a evitar esse problema!
1 – O tamanho importa
A mala precisa caber tudo que você necessita durante o tempo de viagem, certo? Não adianta pegar uma malinha ou um malão se eles não forem condizentes com o que você precisa. Uma boa dica é entender como vai ser a viagem, se vai ser para uma grande cidade, para o interior ou para um lugar mais afastado, onde você faça trilhas, por exemplo.
Isso te ajuda a decidir por mochilas ou malas. Além disso, estime a quantidade de roupa usada e verifique se cabe na mala ou se é pouco para o tamanho.
2 – Como decidir quanta roupa levar?
Isso vai depender exclusivamente de você e do que você pretende fazer. Viagens com muitos eventos podem necessitar diferentes tipos de peças e calçados, viagens a passeio com caminhadas podem pedir mais roupas e roupas mais leves, viagens para a praia necessitam de mais de um tipo de roupa de banho.
Isso tudo te ajuda a decidir quantas peças levar, mas algumas sugestões são sempre presentes: uma roupa de baixo por dia para mais, uma camisa por dia de viagem e, ao menos, duas calças ou bermudas, além de mais e roupas para dormir. Pense também em levar um chinelo para andar no quarto e sapatos para andar na rua.
3 – Antes de fazer a mala, separe tudo
Uma dica pouco valorizada, mas a separação prévia ajuda a enxergar como encaixar tudo no grande tetris que pode se tornar a sua mala. Isso vai ajudar a organizar melhor cada parte e entender o encaixe.
Por exemplo, muitas malas ou mochilas tem compartimentos perfeitos para a roupa de baixo, porém, sapatos e chinelos podem precisar ficar entre as roupas. E isso é até bom! Eles podem ser a separação natural entre dois tipos de roupa.
4 – Guarde as meias dentro dos sapatos
Uma ótima forma de economizar espaço na sua mala é guardar meias dentro dos sapatos, já que esse espaço já seria vazio anteriormente e, agora, estará ocupado pelas meias. E isso serve para mais de um par de meia, sendo possível colocar várias meias de uma vez só.
5 – Leve ao menos dois cabides
Que exagero, você pode pensar. Mas essa é uma medida ideal para quem vai para lugares nos quais não encontre cabide no hotel, hostel ou casa alugada. Os cabides servem para pendurar a roupa, é claro, mas também para desamassar peças importantes antes de usá-las.
6 – Prefira tons básicos e roupas que combinem entre si
Dica autoexplicativa, certo? Nas viagens, pode ser difícil combinar a roupa e ter um visual que te agrade, mas se você pensar de forma antecipada e priorizar peças que estejam combinando, vai ser mais fácil! Peças brancas, azuis-escuras, pretas, bege, calças jeans, tênis e sandálias neutros, tudo isso ajuda a manter um visual bonito e elegante mesmo sem ter muitas peças.
7 – Deixe espaço para a volta
Viajar com malas abarrotadas nunca é um bom negócio, especialmente se você for para o exterior. A organização da volta é sempre mais complicada e ainda conta com as famosas compras, sejam no aeroporto ou durante os passeios. Por isso, é adequado deixar, ao menos, 20% da mala livre para encaixar coisas que forem compradas.
Aliás, fique atento para o peso das malas nos aviões, fato que muda constantemente. Uma recomendação extra é preferir peças leves na mala e vestir peças mais pesadas, como casacos, calças e tênis de solado de borracha.
QUER LER MAIS DICAS?
Aqui em nosso blog temos muito mais sobre cuidados com a casa, limpeza e muito mais, desde cuidados com crianças, dicas de receitas até conteúdos sobre negócio! Leia mais aqui: https://blog.edona.com.br/categoria/dicas/