Como lavar banheiro de forma rápida? Aprenda com a e.dona
Banheiro. O bicho de sete cabeças na hora da limpeza, considerado o segundo cômodo mais difícil para deixar em perfeitas condições na frente da cozinha, dos quartos, da sala e das varandas, certo? Mas não precisa ser assim! Isso porque saber como lavar o banheiro não é uma tarefa difícil, muito menos impossível, só demanda algum esforço.
Inclusive, existem formas bem rápidas de lavar o banheiro! Basta saber o que fazer e como fazer que as horas se tornam minutos. E não é promessa vazia da e.dona, pode confiar.
Para conseguir tanto a limpeza rápida quanto a limpeza pesada, entretanto, é preciso ter tudo às mãos antes de começar. Sim, você vai precisar de vassouras, rodo, produtos de limpeza e até escovas se for o caso. Tudo o que você encontra na e.dona, vai ser preciso.
Agora que já demos a nossa dica número 0, vamos ver como limpar o banheiro de forma rápida e eficiente?

Mãos à massa: Como lavar o banheiro de forma rápida?
Já sabemos que vamos precisar de material de limpeza, né? Multiúso, saponáceos, panos, luvas para limpeza, um limpador mais potente, desinfetantes etc. Passada essa parte, o que precisamos? Disposição e energia! Sério, fica tudo mais fácil se fizermos com vontade, ao invés de ficarmos enrolando e empurrando com a barriga. Pode ser até que se torne uma tarefa divertida!
Vamos ver algumas dicas para limpar o banheiro rapidamente:
Coloque uma playlist para ir ouvindo músicas
Parece um ponto bobo, mas lembra o que falamos ali sobre disposição? As músicas (ou podcast, se preferir) ajudam a distrair e trazer mais energia na hora de limpar. Sabemos que pode ser uma tarefa bastante monótona e cansativa, logo, as músicas são uma forma de energizar. Nós recomendamos músicas bem animadas, como música pop ou disco music, se você gostar de coisas mais antigas.
Tire tudo de dentro do banheiro
É melhor remover tudo o que for possível do banheiro para uma limpeza de maior garantia. Além de evitar danificar produtos, dá maior liberdade para passar a escova, a vassoura e também jogar produtos sem medo de prejudicar alguma embalagem ou molhar algo que não deveria ser molhado.
Comece pelo box
O box é a área mais usada do banheiro normalmente, logo, é onde mais sujeira pode ser acumulada, certo? Além da sujeira, existe a gordura corporal que é bem normal de ficar nos azulejos e porcelanatos do box. Por isso, essa é a área que pode dar maior trabalho. Comece por ela, jogando os produtos e esfregando, deixando agir. Depois, enxague o local.
Lave bem o vaso sanitário
Uma área que não pode ser negligenciada, certo? O vaso sanitário precisa de uma atenção especial na limpeza. Na parte de fora, opte por esfregar com esponja e usar o multiuso ou cloro. Na parte de dentro, use a escova própria e prefira produtos específicos, como os desinfetantes recomendados, mas não há problema em usar o cloro ou outro produto.
Não se esqueça da pia
Para pias, armários e gavetas, prefira lavar com pano e produtos multiuso ou detergente neutro. Aplique o produto e remova com água ou pano úmido. Mas atenção: existem superfícies que mancham ou riscam. Saiba se os produtos podem ser aplicados e se haverá algum dano.
Evite misturar produtos
Um grande problema dos banheiros é que eles são apertados e tem pouca ventilação, logo, misturar produtos que podem causar a liberação de gases tóxicos não é um bom negócio para você! Jamais misture produtos com cloro e desinfetantes, evite jogar saponáceos e água sanitária ao mesmo tempo e nunca faça as famosas misturinhas e coloque produtos de limpeza. Se você quiser usar os dois, primeiro utilize um (o mais forte), deixe agir e enxague, depois utilize o outro. Essa é uma dica de segurança!
Use EPIs
Sabe aquela história de que o cloro pode manchar as suas mãos? Pode não ser tão verdade assim, mas todo produto de limpeza tem potencial de lesar a sua pele se ficar em contato prolongado. Ao lavar o banheiro, utilize luvas e também EPIs para os olhos e para a respiração. Vai ser muito mais seguro para você!
Lave as paredes
Sim, é preciso lavar as paredes do seu banheiro! Assim como o box, elas também podem acumular gordura e sujeira, necessitando de uma limpeza cautelosa. Para elas, misture produtos com cloro e água, aplicando com borrifador e esfregando com uma escova. Remova com água e deixe secar naturalmente se for azulejo, se for uma parede pintada, remova com o pano.
Qual a frequência ideal para lavar banheiros?
Você pode não gostar da resposta, mas ela é, no mínimo, 1x por semana. Menos do que uma limpeza por semana, coloca em risco a sua família além de dificultar a lavagem do banheiro.
Falando nisso, para lavar banheiros muito sujos, opte por fazer uma pré-lavagem com água, bicarbonato e vinagre antes de partir para produtos mais pesados de limpeza.
GOSTOU DAS DICAS?
Confira mais navegando pelo nosso blog. São centenas de dicas para lavar sua casa, seu comércio e também para organizar a sua vida.
E se você busca onde comprar produtos de limpeza, não esqueça de conferir as condições especiais de pagamento em nosso site.