Cardápio de Inverno para o seu restaurante: Você está pronto para a temporada?
Estamos no inverno. Época muito boa, na qual podemos aproveitar para vender mais de determinados produtos. Sabe aquela história de produtos sazonais? Por mais que o Brasil não tenha estações tão marcadas na maior parte do país (quanto em outros lugares do mundo), ainda existem mudanças que podem fazer determinadas receitas e produtos se saírem melhor. Então é possível saber como vender mais no inverno rapidamente.
Por exemplo, neste período, é possível ver que aumentam os pedidos por bebidas quentes, como o chocolate quente e os chás, e podem ser reduzidos os pedidos por sorvetes.
Mas, na realidade, o que vai mandar nas flutuações é a forma como você vai se comunicar e como você vai aproveitar o tempo mais frio para comunicar mudanças de inverno no cardápio. Pensando nisso, a e.dona trouxe alguns pontos importantes e algumas dicas para te ajudar nessa missão. Vamos ver quais são?
O que mais vende no inverno? Veja as opções!
O inverno pode não ser uma ocasião com mudanças tão significativas na parte Norte, Nordeste e em locais do Sudeste, mas mesmo assim, ele traz alterações para a rotina normal das pessoas. Os poucos dias de frio trazem uma sensação de aproveitar o momento para curtir um programa diferente, experimentar coisas diferentes e – quem sabe? – comer alimentos com uma outra pegada.
Em São Paulo, comerciantes apontam que é justamente nesses dias (que podem fazer muito frio em São Paulo) que a procura e o consumo de sopas dispara. Eles apontam que formam-se filas, listas de espera e que muita gente vem de longe para comer. Incrível, né?
E não para por aí, outros alimentos tradicionalmente quentes ganham vez nesse período, como o fondue de queijo, o fondue de chocolate, carnes gordurosas, bebidas quentes e muito mais. Tudo para aquecer o corpo e a mente das pessoas nos dias que a temperatura pode ficar entre 6 e 15 graus.
Contudo, a temperatura nem sempre é tão baixa ou, em algumas cidades, dificilmente baixa dos 20 graus. O que fazer nelas? É possível apostar em comidas quentes com molhos, pratos que envolvam batata ou mandioca cozida, purês, cremes, massas etc. Tudo isso também combina com dias frios, ainda que não tão frios.
Como vender mais no Inverno ao oferecer comidas sazonais no seu comércio?
Agora que você já entendeu o que pode oferecer para o seu cliente, é hora de saber como oferecer. Isto é, como vender mais no inverno seria possível? É hora de fazer um cardápio totalmente novo? Trazer amostras? Deixar algo especial? Fazer promoções? Como garantir que a mudança de cardápio seja um sucesso e não um fracasso?
Pensando em tudo isso, a equipe da e.dona trouxe algumas dicas para ajudar na sua mudança para o inverno:
Ofereça bebidas quentes como cortesia
As bebidas quentes são um ponto muito importante, pois já iniciam a preparar o cliente para o consumo, além de esquentar o corpo. Se você pensou em bebidas alcoólicas, saiba que é possível sim utilizá-las, como copinhos de quentão, porém, é preciso oferecer opções sem álcool e que possam ser consumidos por quem não bebe.
Monte um minicardápio especial
Mudar totalmente de uma hora pra outra nunca é recomendado, especialmente se você nunca fez uma mudança sazonal. A nossa sugestão é oferecer um minicardápio para o período frio com 2 a 3 pratos principais e uma entrada diferenciada. Por exemplo, o cardápio poderia ter um creme quente com torradas, sopas, caldos e também um prato com massas e carne, além de uma sobremesa que utilizasse a lógica do fondue.
Prepare bem o seu delivery
O frio deixa as pessoas mais caseiras, mas ao mesmo tempo, pode estimular a preguiça. Logo, o delivery é sempre visto com bons olhos. E o seu negócio não pode ficar de fora! Adicione os produtos (e talvez o minicardápio) ao apps de delivery ou à sua lista de transmissão; compre embalagens que suportem o calor da comida; e comunique aos clientes essa mudança sazonal.
Faça promoções
No mesmo sentido do último tópico, pode ser importante trazer o consumidor para a sua loja, logo, as promoções são um excelente caminho. Ofereça descontos, cortesias e busque garantir que a loja não fique vazia durante os meses de inverno.
Aproveite o clima de festa junina
Inverno e festa junina têm tudo a ver, né? Ninguém acenderia aquela fogueira em dias de calor extremo! Aproveite o argumento da festa junina para trazer produtos juninos e ter um cardápio que dialogue com o período também. Faz muito sentido para a sua estratégia de vender mais no inverno, a gente garante!
Não esqueça das sobremesas
No inverno, as sobremesas se sobressaem! Afinal, é um período onde todo mundo quer comer mais um docinho, quer acompanhar um chá ou café com algo que deixe a boca doce. Aproveite para oferecer doces novos, especialmente os quentes que podem não ter boa saída no verão.
GOSTOU DAS DICAS?
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