Como organizar o armário da cozinha? Dicas práticas da e.dona
Um armário de cozinha pode ter múltiplas funções: armazenar comida, produtos de limpeza, pratos, talheres, copos, eletrodomésticos e, como em muitas casas brasileiras, até toalhas para a mesa. Contudo, um armário desorganizado pode tornar a rotina de preparo das refeições estressante e demorada, além daquela velha sensação de não achar nada.
É por isso que a equipe de e.dona resolveu trazer este pequeno guia para ajudar todos que estão com o armário entulhado e desorganizado, mas querem a cozinha sempre em ordem.
Com planejamento e os recursos certos — como caixas organizadoras, produtos de limpeza multiuso e técnicas de faxina inteligentes — é possível transformar esse espaço em um ambiente funcional e prático. Não perca abaixo as nossas dicas para você aprender um passo a passo simples para organizar seus armários, economizar tempo e manter a ordem no dia a dia. Vamos começar?

Por que manter o Armário da Cozinha organizado?
Organizar o armário de cozinha não é só sobre estética, aliás, muito pelo contrário. É uma medida que pode ajudar até mesmo a saúde mental, pois ambientes desorganizados nos afetam. Logo, é preciso garantir que todos os nossos cômodos estejam minimamente organizados e, de preferência, com alguma lógica na sua organização, para facilitar as nossas tarefas diárias.
Além disso, organizar bem o seu armário de cozinha ajuda nos seguintes pontos:
- Facilita o acesso a utensílios e ingredientes.
- Evita desperdício de alimentos esquecidos no fundo do armário.
- Reduz o tempo gasto na faxina, já que tudo tem seu lugar.
E se entrarmos na área da limpeza, ao usar produtos de limpeza adequados para higienizar prateleiras antes de reorganizar, ainda reduzimos as chances de lidar com insetos e bichinhos. Ou seja, armário limpo e organizado também pode ajudar na nossa saúde física.
Passo a Passo para Organizar o Armário da Cozinha
Passo 1: Esvazie e Avalie o Conteúdo
Comece retirando tudo do armário, podem ser alimentos, talheres, utensílios ou qualquer coisa que estiver ali, separando também todos os itens de acordo com a sua categoria.
Após isso, descarte o que está quebrado, vencido ou sem uso há meses. Sim, aquela travessa para pizza encostada há 10 anos não vai ser usada de um dia para o outro, né?
Passo 1.5: Aproveite as prateleiras vazias para limpar com um produto multiuso ou com uma misturinha de água, vinagre e detergente. Mas, nesse último caso, não se esqueça de remover o excesso depois!
Passo 2: Use Caixas Organizadoras para Dividir o Espaço
As caixas organizadoras são aliadas indispensáveis, especialmente para quem não tem tanto espaço na cozinha. Elas ajudam a separar os itens por categoria e facilitar na hora de pegar para utilizá-los. Além disso, essa pode ser a hora de colocar em uso potes herméticos para alimentos, como o arroz, e caixas com divisórias para utensílios.
Já para os produtos de limpeza, use um armário diferente ou uma prateleira separada. Se for no mesmo armário, evite que a prateleira esteja acima dos alimentos, pois, em caso de vazamento, os produtos podem vazar sobre a comida, estragando-a para consumo.
Passo 3: Crie Zonas de Uso no Armário
Uma continuação do último passo, o passo 3 recomenda agrupar itens por função para otimizar sua rotina de limpeza. Por exemplo, podemos ter itens da “Zona de preparo”, ou seja, Panelas, tábuas de corte e temperos; “Zona de armazenamento” que são potes com alimentos secos e enlatados; “Zona de limpeza” que são itens para limpeza, como detergentes, esponjas e luvas.
Passo 3.5: Deixe itens mais usados na altura dos olhos para acesso rápido.
Como manter a organização do armário?
É bastante normal acabar perdendo a organização com o passar do tempo. No início, está tudo organizadinho, mas uma semana depois já temos um produto acima do outro, bebidas no local dos itens de limpeza e muitas outras mudanças. Por isso, é fundamental organizar e fazer a limpeza periodicamente para não perder o esforço inicial com a organização. Algumas dicas práticas são:
- Revise o armário a cada 15 dias para evitar acúmulo.
- Limpe as prateleiras com um produto multiuso mensalmente.
- Rotule caixas organizadoras para identificar conteúdos facilmente.
- Invista em itens que facilitem a faxina, como o álcool, o multiuso, detergente e luvas;
Conte com a e.dona para organizar a sua cozinha e a sua casa
Organizar seu armário de cozinha não precisa ser um desafio! Com caixas organizadoras, produtos de limpeza adequados e uma rotina de faxina bem planejada, você transforma esse espaço em um ambiente prático e harmonioso.