Mosquito da Dengue: O Que Fazer Para Não Ser Picado e Proteger Sua Família
O mosquito da dengue é uma ameaça real no Brasil, especialmente durante o verão, mas, mesmo durante o outono e inverno, ele pode causar problemas em áreas de muito calor. Além de causar coceira, sua picada pode transmitir doenças graves, como dengue, zika e chikungunya.
Para proteger sua casa e sua família, é essencial adotar medidas de prevenção a dengue, como usar repelente adequado, eliminar criadouros e investir em soluções como repelente de parede ou repelente elétrico. Porém, não basta apenas falar que é possível evitar a doença, é preciso agir!
E é por isso que a e.dona preparou este guia, no qual você vai aprender estratégias práticas para reduzir os riscos e manter os mosquitos longe do seu lar. Basta confiar em alguns produtos e cuidados que a dengue e a zika vão ficar longe.

Por Que a Prevenção ao Mosquito da Dengue é Tão Importante?
Apesar da queda da doença neste ano, a dengue ainda é um problema comum no Brasil. Isto porque o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue e de algumas outras arboviroses, se reproduz em água parada e ataca principalmente durante os períodos de maior calor, o que acontece durante o ano quase todo no Brasil, especialmente em algumas regiões litorâneas e no Norte e Nordeste do país.
Aliás, fica uma curiosidade: uma única picada pode ser suficiente para contaminar uma pessoa. Ou seja, é uma doença que não precisa sequer de um grande foco de mosquitos para se espalhar. Segundo o Ministério da Saúde, em 2025 até março, o Brasil registrou mais de 490 mil casos de dengue, uma queda em relação a 2024, mas ainda assim um número bem alto.
Por isso, a prevenção a dengue deve ser uma prioridade diária para evitar epidemias, que levem a doença a mais pessoas, e também parapProteger crianças, idosos e gestantes (grupos mais vulneráveis e que podem vir a óbito em casos graves da doença).
5 Medidas Eficazes Para Evitar Picadas do Mosquito da Dengue
1. Use Repelentes Corretamente
Aplicar repelente em loção, spray ou gel é uma das formas mais eficazes de se proteger. Opte por produtos com substâncias comprovadas, como:
- Icaridina (proteção por até 10 horas).
- DEET (indicado para áreas de alto risco).
- IR3535 (menos agressivo para a pele sensível).
Dica: Reaplique o repelente após suar ou entrar na água. Para bebês, consulte um pediatra antes do uso.
2. Instale Repelentes Eletrônicos ou de Parede
Dispositivos como repelente elétrico (pastilhas ou líquidos) e repelente de parede (como aqueles com citronela) ajudam a afastar mosquitos de ambientes internos. Exemplos muito conhecidos e com grande resultado são os repelentes elétricos da SBP, difusores de tomada com óleos essenciais e inseticidas à base de água para locais com infestação de mosquitos.
3. Elimine Criadouros de Mosquito da Dengue de Água Parada
O mosquito da dengue se reproduz em qualquer recipiente com água limpa ou suja, logo, apenas águas com produtos de limpeza ou com corrente evitam o surgimento de um criadouro. Por isso, faça uma vistoria semanal em calhas entupidas, vasos de plantas (neste caso, coloque areia nos pratos), pneus, garrafas e baldes (guarde-os virados para baixo) e também nas caixas d’água (mantenha-as tampadas).
4. Proteja Sua Casa com Telas e Mosquiteiros
Para locais com grande quantidade de insetos e mosquitos, a instalação de telas em janelas e portas é ideal para evitar que os bichinhos entrem. Contudo, é preciso garantir que a vedação seja do tamanho adequado para evitá-los. Da mesma forma, é possível usar mosquiteiros em berços e camas, principalmente para bebês.
Qual a melhor opção de repelente: Loção ou Spray?
Ambos os produtos funcionam perfeitamente para evitar as piscadas e para afastar mosquitos, mas a sua escolha depende do tipo de pele, recomendações dermatológicas e também o objetivo.
Por exemplo, a loção é ideal para peles sensíveis e aplicação em áreas pequenas (como o rosto). Já o spray cobre grandes superfícies rapidamente e dura mais tempo, além de ser mais fácil de reaplicar na praia, na mata, na piscina e ambientes externos.
Mantenha Sua Família Segura o Ano Todo!
Combater o mosquito da dengue exige hábitos simples, mas consistentes. Desde usar repelente adequado até eliminar focos de água parada, cada ação faz diferença na prevenção a dengue.
Quer garantir proteção máxima contra mosquitos? Clique aqui para conferir repelentes e repelentes elétricos com o melhor preço do mercado! Proteja quem você ama com os melhores produtos do mercado.