5 erros na alimentação do gato que você deve evitar
Cuidar de um gato é saber respeitar a liberdade que o bichano precisa e também garantir a ele as melhores condições para a sua saúde. Por isso, devemos saber qual deve ser a sua alimentação para garantir a melhor nutrição e um crescimento saudável.
Assim como os cachorros, existem alimentos que os gatos não podem comer por serem tóxicos ou prejudicarem seu peso. É preciso atenção para não cometer esses erros, afinal todos queremos bichinhos felizes e com muita saúde em nossa vida.
Confira as dicas da Dona sobre o que os gatos podem comer!
O que os gatos podem comer?
É muito comum um tutor se questionar qual a melhor alimentação para um gato. É preciso dar apenas a ração ou variar as opções, inserindo alimentos naturais, é possível também? Como alimentar diferentes gatos?
A dieta dos gatos pode incluir diversos tipos de alimentos como a ração úmida ou seca, verduras, frutas, legumes e até mesmo ovos. É preciso apenas cuidado para evitar introduzir na dieta de um felino alimentos tóxicos. Opções como carne de frango desfiada, peixe sem espinhas, brócolis e iogurte desnatado funcionam para trazer diversidade e convencer alguns felinos que estejam com dificuldade para a alimentação com ração.
Em dias quentes, é possível fazer picolés para os bichanos, usando água e frutas que eles podem consumir como a melancia e o melão. Este é um ótimo jeito de garantir que o seu bichinho não passe calor nos dias mais quentes do verão.
Essas recomendações servem para gatos adultos, enquanto a alimentação para gatos filhotes deve ser idealmente composta pelo leite materno. Caso não seja possível, existem leites substitutos e ração para filhotes que servem para contornar esta situação.
Quais erros evitar na alimentação para gatos?
Agora que você já sabe o que um gato pode comer, é hora de saber o que um felino não pode comer. Antes mesmo de começar – e essa dica serve para quem tem um cachorro -, saiba que a comida feita para os seres humanos não deve ser dada para os seus animais de estimação. Eles não conseguem digerir, da mesma forma que nós, os alimentos, podendo sofrer alergias e alterações no corpo.
A seguir, vamos ver o que um cardápio saudável para gatos não pode ter:
Evite alimentos com muito sal
Comidas para seres humanos devem ser evitadas, nunca é demais lembrar. No caso do sódio, que é comum na nossa alimentação por meio de embutidos e alimentos industrializados, ele pode se acumular nos rins do seu felino, trazendo problemas renais. Evite dar biscoitos, salgadinhos e comidas enlatadas, incluindo o atum ou a sardinha. Prefira alimentos in natura.
Gatos não podem tomar leite
É uma imagem bem recorrente em filmes e desenhos o gato que se alimenta de leite, mas o leite de vaca pode ser prejudicial ao felino. Isso acontece porque o gato não consegue digerir de forma correta a lactose do leite. Além disso, a bebida não tem os nutrientes necessários para ele. A alimentação recorrente com leite pode causar problemas digestivos e ainda atrapalhar o gato a manter um peso saudável. Por isso, nada de dar leite para o seu bichinho.
Não dê chocolate para o seu gato!
É muito falado que cachorros não podem comer chocolate, mas algumas pessoas esquecem que os gatinhos também não podem! A razão é a substância teobromina, derivada do cacau, que é tóxica para os felinos. Quando consumido, pode causar problemas intestinais e trazer riscos para a vida do seu companheiro. Além disso, os doces humanos podem conter muito açúcar, o que traz problemas para o peso e pode causar obesidade felina.
Saiba as frutas que o seu gato não pode comer!
O ser humano adora as uvas, limões, laranjas e tangerinas. Estão presentes na dieta há muitos anos, porém os gatos não podem consumir os alimentos cítricos e a uva de forma alguma. Essas frutas podem causar problemas renais no seu felino. Outras frutas como abacate também devem ser evitadas.
Gatos não podem comer carne crua
A carne é uma excelente fonte de proteína para o seu bichinho, porém lembre-se: ela deve ser sempre cozida! As carnes cruas possuem bactérias que podem afetar o corpo. Além disso, a carne não deve ter temperos ou sal, sendo a carne de porco uma a ser evitada pela sua gordura.
É claro que existem outros alimentos que um bichinho não pode consumir como o alho ou cebola. O mais importante é ficar atento e evitar que o seu bichinho coma sem querer algo que faça mal ao seu organismo.
Siga as dicas da Dona para um gato feliz e forte!
Garantir um gatinho saudável e com muita energia envolve garantir uma alimentação completa, fornecer um ambiente para o seu desenvolvimento e tomar todas as medidas que permitam tudo isso, incluindo visitas ao veterinário.
Por isso, não esqueça de garantir que o seu gato esteja sempre bem hidratado, dando água durante o dia e ração úmida também. E fique atenta se ele está comendo a quantidade correta de comida. Para saber mais sobre isso, acesse o nosso artigo clicando aqui.
Na Dona, você encontra as melhores opções para a alimentação do seu pet como comedouros, organizadores e medidores de ração, além de rações e petiscos. Acesse o site da Dona e encontre o cuidado para o seu bichinho.