Como escolher a mamadeira para o bebê?
Saiba o que ficar de olho para escolher a melhor mamadeira
Após a fase de amamentação, é chegada a hora de trazer a mamadeira e o copinho para o bebê continuar a sua alimentação. No mercado, existem diversos tipos a serem escolhidas, mas como escolher a mamadeira para o seu pequeno? Para isso, é preciso entender um pouco sobre os modelos e saber o que é necessário para o desenvolvimento saudável.
O primeiro passo é escolher qual vai ser o material da mamadeira. Ela pode ser de vidro ou de plástico, cada qual com seus benefícios. Por exemplo, as de vidro não tem problema com calor e são facilmente limpáveis e esterilizáveis, enquanto as de plástico são mais leves e práticas, facilitando a alimentação.
Qual o melhor bico de mamadeira?
Os bicos das mamadeiras são parte por onde a criança suga o conteúdo da mamadeira. Eles foram criados para controlar o fluxo da ingestão, ou seja, eles conseguem garantir que o leite ali presente saia de forma mais lenta, de forma média ou rápida.
Essa dosagem na velocidade de alimentação impede que o bebê tenha problemas digestivos e sofra com dores na barriga. O ideal é que se comece com o menor fluxo e ele vá aumentando a partir do crescimento do bebê.
O bico deve ser menor do que a largura total da língua do bebê e possuir formato alongado para facilitar a sucção, ajudando a língua e a deglutição.
Além do fluxo, os bicos de mamadeira podem ter diferentes formatos como:
Bico universal
O modelo tradicional é chamado também de bico redondo.
Bico achatado
Conhecido como bico ortodôntico, ele realiza o preenchimento do formato da boca do bebê, evitando que ela pressione o silicone e também a deformação dos dentes e da mordida.
Bico ortodôntico simétrico
Parecido com o bico ortodôntico, o bico ortodôntico simétrico possui os dois lados iguais, ao contrário do anterior.
Escolher o melhor bico para cada criança depende do próprio bebê. É preciso dar a ele alguns diferentes para que ele possa experimentar e se adaptar ao mais confortável para a sua alimentação.
Não deixe passar essa dica da Dona: troque os bicos a cada seis meses, pelo menos. Ou sempre que notar algum dano na estrutura do silicone.
Saiba mais sobre os tamanhos
É importante saber que o tamanho das mamadeiras vai garantir uma melhor alimentação para os bebês e ajudar na hora de dar a mamadeira. Se ela for muito pesada, pode atrapalhar e contribuir para que ele engasgue com o alimento. Nessas horas, da alimentação, é preciso bastante atenção.
Vamos ver abaixo os tamanhos convencionais de mamadeiras:
Pequena
O menor tamanho é ideal para a transição entre peito e o resto da alimentação. Ela pode ter entre 30 e 70ml, sendo bem leve e servindo para o leite, água e suco. Mas só dê esses alimentos com a orientação de um pediatra. Bebês devem receber o aleitamento materno de forma exclusiva até os seis meses de idade.
Média
Possuindo entre 140 e 150 ml, a mamadeira média pode servir também chá, água e suco para os bebês que ainda estão se adaptando a outros alimentos.
O maior tamanho disponível, ela costuma variar entre 250 e 300ml. Normalmente, mamadeiras grandes já podem suportar alimentos mais consistentes como vitaminas ou mingau, além dos sucos, água e leite. Antes de dar esse tipo de mamadeira, é preciso saber se o bebê consegue segurar sem derrubar.
Não esqueça de esterilizar
Um dos maiores cuidados para as mamadeiras é a limpeza e esterilização. Dar uma mamadeira que não tenha sido limpa corretamente pode afetar a saúde e trazer problemas para a alimentação do bebê.
É preciso sempre realizar a limpeza do produto. Para isso, podemos utilizar água corrente e sabão, retirando os detritos que ficam e as marquinhas dos alimentos. Existem escovas próprias para limpar mamadeiras que podem ser utilizadas para facilitar a limpeza.
De outra forma, também é preciso esterilizar, eliminando bactérias e germes. Para isso, é importante ferver o bico da mamadeira. Lembre-se que o leite é um material rico em micro-organismos que podem ficar na mamadeira.
Não escolha a mamadeira sem conversar com o pediatra
Escolher os melhores acessórios e produtos para o crescimento saudável do seu bebê depende de ter profissionais ao seu lado, para orientar ou desaconselhar o uso de certos utensílios. No caso da mamadeira, o pediatra pode ajudar a saber qual o tipo mais recomendado para o estágio alimentar de cada bebê.
Além disso, o profissional também vai ajudar a saber a hora de introduzir comidas mais sólidas, como as papinhas, para que o bebê cresça da melhor forma possível e não tenha problemas na dentição.
Confie nas dicas da Dona
No site da Dona, você encontra diversos produtos para o melhor cuidado do seu pequeno ou pequena, incluindo kits de mamadeiras com bicos ortodônticos, ôfuro para o bebê, chupetas, copos, utensílios e produtos para a higiene diária de quem mais importa na sua vida. Confira todas as ofertas da Dona clicando aqui.
Saiba mais sobre limpeza, educação e alimentação clicando aqui para voltar para o blog da Dona.