Conheça formas de manter a boa saúde mental do pet
Gatos e cachorros precisam de cuidados também para a cabeça. Conheça formas de manter a boa saúde mental do pet.
O bem-estar dos animais é uma das principais preocupações dos tutores. Afinal, quem não quer que seu companheiro esteja em ótimas condições? E isso envolve bem mais do que alimentar, dar banho e se preocupar com a parte física. É importante conhecer formas de manter a boa saúde mental do seu pet também!
Sim, o cuidado com o desenvolvimento das funções cerebrais, a socialização e a tranquilidade, além da prevenção do estresse e da ansiedade são tão importantes quanto escolher uma ótima ração para o pelo crescer saudável. Por isso, a Dona traz algumas dicas e ressalta a importância de garantir a saúde mental dos animais de estimação.
Então se você tem um cachorro, um gato ou até outros animais, anote as dicas e fique preparado para trazer o melhor cuidado para quem te acompanha sempre!
A saúde mental dos pets
Você sabia que os bichinhos de estimação também podem sofrer com problemas de ordem mental? Sim, estamos falando de ansiedade, depressão, estresse e tristeza. Os pets sofrem com essas condições de forma diferente que os humanos, porém são situações que devem ser levadas em conta sempre e tratadas, já que eles dependem quase integralmente de seus tutores.
Existem diversos fatores que podem causar esses problemas nos pets como:
- Solidão durante o dia;
- Falta de estímulos;
- Falta de passeios;
- Genética;
- Abandono;
- Maus tratos;
- Adestramento punitivo;
- Chegada de novos pets;
- Ambientes desconfortáveis;
- Ambientes barulhentos.
É importante ressaltar, inclusive, que na pandemia, houve um aumento da procura por tratamentos para a saúde mental dos pets. Principalmente após a volta da saída de casa, os pets começaram a sofrer com a separação após meses ao lado dos tutores. Saiba mais sobre esse aumento aqui.
Quais problemas a saúde mental pode trazer para os pets?
Além de prejudicar a socialização e tornar o bichinho menos feliz, problemas de saúde mental nos pets influem no desenvolvimento de doenças, na dificuldade de convivência com humanos e na correta alimentação. Com isso, eles podem se tornar ainda piores, afetando de forma considerável a vida dos pets e dos seus tutores.
Por isso, entender mais sobre como anda o humor do cachorro e do gato e adotar medidas que melhorem a sua vida é fundamental para se criar o bicho com saúde.
Formas de manter a boa saúde mental do pet
Garantir um ambiente que desenvolva o seu bichinho de estimação e garanta um ambiente de muita paz e tranquilidade não é difícil. Você, provavelmente, já faz muitas dessas dicas sem perceber, porém, principalmente em casos de pessoas que trabalham fora de casa, talvez seja necessário reforçar esses comportamentos e acolher mais os pets!
Vamos ver as recomendações da Dona:
Passe tempo com o seu pet
Para manter a boa saúde mental do seu pet, separe um tempo do dia para as atividades com o seu animal. Mesmo que não sejam horas e mais horas, um espaço na sua agenda é possível de ser colocado para dividir brincadeiras, ensinar truques ou simplesmente relaxar ao lado dele. No caso de cachorros, aproveite para levar o bichinho para passear ao ar livre!
Aposte em acessórios e no ambiente
Trazer acessórios que estimulem o seu bichinho é uma forma muito especial de garantir que ele esteja saudável! Acessórios que treinem o olfato, comedouros que desafiem o dog, arranhadores para os gatos, entre outros. Torne a sua casa um local mais propício para o desenvolvimento dos seus pets, assim como estimule seus instintos naturais.
Não ignore a alimentação
A alimentação é fundamental para todos os seres vivos! Escolha corretamente a ração e os petiscos para o seu bichinho, levando em conta idade, peso, raça e tudo mais.
Trabalhe a independência
Vai ser natural na vida dos seus bichinhos existir um período sem você. Afinal, você precisa trabalhar, sair de casa, viajar, etc. Então trabalhe essa independência em relação a você, ficando algum tempo longe (minutos, poucas horas) para que ele se acostume aos poucos.
Deixe o animal menos sozinho
Por outro lado, períodos muito longos de solidão podem afetar os animais, principalmente cães. Em caso de viagens, busque alternativas com hotéis ou pet sitters, mas para o dia a dia, veja como o cachorro se comporta. Em caso de solidão que afete a saúde mental, considere alterar a rotina ou encontrar alguém que passe um tempo com ele.
Para cães, aposte em passeios!
Como já falamos, cachorros são sociáveis e adoram passear. Você mesmo pode levá-los para dar uma volta ou encontrar pessoas que façam isso por você. É importante encontrar esses momentos para que eles se exercitem e gastem energia.
Consulte um veterinário
Mesmo fazendo tudo o que foi mencionado, pode acontecer do seu cão ou do seu gato demonstrarem problemas como a apatia ou perda de apetite. Nesses casos, procure um profissional e explique o que está havendo. Avaliar a saúde animal é sempre importante para o seu companheiro ficar saudável e feliz!
Confie na Dona para o melhor cuidado do seu pet
Cuidar de um animal de estimação é uma tarefa divertida, mas que necessita de cuidados. Não podemos nos esquecer de estimular o bicho e alimentá-lo da forma correta. Porém, também é fundamental trazer muito carinho e amor, afinal pets que crescem em ambientes amorosos são bem mais felizes e ativos!
No blog da Dona, estão diversas dicas de alimentação, cuidados e exercícios para o seu companheiro ficar sempre saudável. Além disso, aqui, você encontra receitas, dicas, alertas e sugestões que estão a um clique de distância de você! Quer saber mais? Acesse agora mesmo o nosso blog.
Já na loja da Dona, estão diversas opções de acessórios, comedouros, arranhadores, rações e petiscos para o seu pet. Acesse site da Dona e encontre o cuidado para o seu bichinho.