Guia básico para controle de estoque
Toda empresa precisa estar organizada para ter um sucesso duradouro e constante. É claro que, no início, nem sempre todos estão completamente direcionados e executando suas funções da melhor maneira, muito menos organizando o seu estoque de forma eficiente. Porém, com o tempo, esse é um dos principais pontos para bons resultados. Por isso, um guia de controle de estoque é necessário.
Com a organização, a empresa sabe exatamente o que possui, quando entrou, quando saiu e o que deve ser reposto, além da variedade necessária e a localização ideal. Esses pontos são algumas das sugestões para o controle de um estoque adequado e que permita a evolução de um empreendimento, mesmo aqueles que já existam há algum tempo.
Pensando nisso, a e.dona traz um guia básico de controle de estoque que você aplicar para o seu negócio e garantir uma evolução e um maior controle sobre todos os seus produtos, além de itens indispensáveis para o negócio como os produtos de limpeza.
Veja mais abaixo.
![Guia básico de controle do estoque da e-Dona](https://blog.edona.com.br/wp-content/uploads/2022/08/image-2.png)
Alt: Guia básico de controle do estoque da e.dona
O que é o controle de estoque?
Qualquer empresa que lida com produtos trabalha com estoque, ainda que não pense nele dessa forma. Eles estão lá armazenando os diversos itens a serem comercializados, recebendo e despachando para garantir a entrada de capital e movimentar a parte financeira da empresa.
Dentro deste panorama, o controle do estoque é a gestão do mesmo, incluindo os fluxos de entrada e saída dos produtos, armazenamento, arquivamento, inspeção e organização. Dessa forma, os itens ficam organizados, saem dentro do prazo de validade e tem uma perda mínima por conta de acidentes, esquecimento ou abandono.
Além disso, a organização do estoque permite que não falte algum produto específico e que se tenha tudo em mãos para manter o fluxo correto da empresa.
Depois de encontrar um fornecedor confiável e receber os produtos da sua loja virtual, o próximo passo é fazer o controle de estoque.
Este é um dos processos internos mais importantes de um negócio e, por isso, vamos solucionar diversas dúvidas sobre o tema, como: o que é controle de estoque, para que serve e quais são os principais erros ao realizá-lo.
Confira alguns dos benefícios de fazer o controle do estoque em sua empresa:
- Aumento das vendas com o fluxo constante de mercadorias e matéria-prima;
- Controle do fluxo de caixa da empresa;
- Maior organização da empresa;
- Armazenamento facilitado dos produtos;
- Redução da perda de materiais.
Conheça a Curva ABC
Uma das principais metodologias de controle do estoque é a Curva ABC. Esta metodologia se baseia no faturamento, giro de produtos e lucratividade. Dessa forma, os produtos que estão no estoque são divididos em três categorias. Veja abaixo:
Produtos A: Mais importantes, com maior valor e custo, estes devem ser analisados e controlados de maneira absoluta, sendo também produtos com alta saída e boa lucratividade.
Produtos B: Produtos com valor médio e que podem ter um controle menos detalhista. Entretanto, deve-se ter atenção para evitar o acúmulo.
Produtos C: Com menor custo e valor, estes produtos podem ter um estoque menor e ser cortados periodicamente em inventários. Eles geram menos lucro.
Saiba mais sobre a Curva ABC aqui.
A partir dessas separações, podemos entender mais sobre um guia básico que é o que traremos no próximo tópico.
Guia Básico de Controle de Estoque
Fazer um bom controle de estoque envolve despender energia e atenção para tal fim. Como você sabe, não é possível tratar com pouco interesse, afinal pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso da sua empresa! É preciso acompanhar periodicamente o estoque e tomar decisões baseadas no que for mostrado em relatórios e arquivos, por isso, deixar tudo anotado é mais do fundamental.
Uma dica é ter um sistema digital para o arquivamento e controle do estoque. Procure plataformas SaaS – Software as a Service, softwares ou aplicativos que consigam trazer todas as opções desejadas e permitam um bom controle do fluxo das mercadorias.
Veja abaixo um guia básico de controle de estoque:
Produtos mais antigos são os primeiros a sair:
O que chegou primeiro, precisa sair primeiro. Isso impede perdas de produtos por validade ou problemas eventuais com o tempo.
Os itens estão organizados pelos seus tipos e marcas:
O armazenamento físico também é importante para uma gestão de estoque correta! Produtos mais pesados e maiores devem ficar em prateleiras inferiores, produtos menores nas superiores, assim como itens de maior saída devem estar com alcance facilitado.
Toda a movimentação está registrada;
Não importa qual seja a movimentação de produtos, ela deve ser registrada e arquivada, permitindo saber um cenário completo do negócio.
Os itens estão no inventário:
Quando todos os itens de um estoque estão anotados, é mais fácil garantir novas compras com assertividade, além de priorização de determinados produtos.
A data de validade está anotada:
Assim, não são perdidos produtos e os gerentes sabem a hora correta de eliminar, vender ou ofertar um item, reduzindo desperdício e maximizando lucro.
São feitos inventários e análises periódicas:
Dessa forma, é possível garantir que tudo esteja correndo bem e fazer eventuais ajustes, cortes ou adições para um estoque eficiente e melhor lucratividade.
Para todo tipo de negócio, os melhores produtos estão na e.dona
Com a e.dona, o seu negócio tem acesso aos melhores produtos com as condições que você precisa para ter lucratividade e rotatividade no estoque. Chega de demoras nas entregas, produtos com baixa qualidade, embalagens danificadas e pedidos mínimos volumosos. Na e.dona, as condições de compras são perfeitas para todo tipo de empresa.
Saiba mais acessando a loja e.dona.