Conheça a Influência dos pais no perfil empreendedor
Ser empreendedor é uma tarefa que dura 24h. Uma grande coincidência que ser pai também é uma função para o dia inteiro. Pais empreendedores existem há décadas, talvez séculos, mas será que eles criam filhos que também se tornarão empreendedores no futuro? Vamos descobrir a influência dos pais no perfil empreendedor.
Esta é uma dúvida muito comum, afinal, qual seria a passagem de interesses, conhecimento e cultura de pai para filho dentro do mundo empresarial? Seria ela automática ou o pai precisa incentivar o seu filho para que ele tenha interesse em empreender também?
Na maior parte dos casos, o interesse vem de forma natural, mas a profissão do pai pode influenciar. Em outros, a situação é contrária e o filho não deseja trilhar o mesmo caminho do pai.
Para falar mais sobre essa questão, a e.dona explica sobre a relação entre pais e o empreendedorismo. Conheça mais sobre a questão e como a relação paterna pode trazer boas influências para a entrada no mercado empresarial.
Pais empreendedores têm filhos empreendedores?
Você, provavelmente, já ouviu este ditado: “Filho de peixe, peixinho é”. E, em muitas ocasiões, o ditado é uma realidade: escolha de times de futebol, preferências musicais, filmes favoritos, preferências culinárias. Mas será que dentro das profissões e da veia empresarial o ditado também vale? Existem muitos filhos que seguem o caminho empreendedor de seus pais?
Conheça mais sobre a influência dos pais no perfil empreendedor
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE e também do Sebrae, empresas familiares são a maior parte das companhias brasileiras, representando 9 em cada 10 instituições. Porém, nem todas continuam no ramo após a saída do patriarca/matriarca: 30% das empresas chegam até a segunda geração e 10% à terceira.
Porém, muitas destas empresas vêm de uma época anterior ao espírito empreendedor e da vontade de muitas pessoas em começar seus próprios negócios. Ou seja, as empresas que agora estão em sua segunda ou terceira geração, começaram em um período menos propício para empreender e buscar soluções para levar novos negócios ao público.
Isso mostra que o ambiente também fomenta a vontade de empreender, não somente o contato com outros empreendedores, como os pais. Por isso, é difícil afirmar que um filho seguirá os mesmos passos do pai e abrirá sua própria empresa ou, então, ampliará o negócio já construído anteriormente pela sua família.
Por outro lado, um estudo sueco mostra que filhos de pais e mães empreendedores são de 1,3 a 3 vezes mais propensos a se tornar também empreendedores. Este estudo demonstra também que é o papel social (e não genética) o catalisador para a vontade de começar um novo negócio. Ou seja, a vida social importa e os genes nem tanto.
Para pais que querem cultivar essa veia empreendedora em seus filhos, a e.dona traz também 3 dicas para incentivar seus filhos a se tornarem empreendedores:
Incentive as descobertas e o estudo
Uma das melhores formas de preparar algo para o mercado de negócios e para a abertura do seu próprio é por meio de incentivos sobre inovações, estudos, mentorias e aulas diversas que possam preparar uma pessoa jovem para um mercado cheio de especificidades.
Traga um pouco da sua experiência
Explicar o que você faz, os seus métodos e visões é uma forma de educação próxima que apenas pais ou responsáveis podem ter com seus filhos. Você consegue transmitir uma visão profunda sobre o mundo e instruir de forma leve uma pessoa que ainda está se formando. Traga insights e pequenas dicas que servem para diversas partes da vida, assim, você conseguirá formar um pequeno empreendedor completo.
Reconheça falhas, mas não faça cobranças
Errar faz parte do aprendizado, mas o que move uma pessoa é o incentivo ao acerto. Se você mostrar falhas no processo, enquanto mostra caminhos e incentiva soluções, o seu pequeno empreendedor conseguirá pensar por si próprio e acertar nas próximas vezes. Ninguém nasce sabendo tudo! Aproveite para celebrar conquistas sempre. O maior legado dos pais no perfil empreendedor de seus filhos é a educação.
Para o seu empreendimento ou para sua família, o melhor está na e.dona
Na e.dona, você encontra dicas para o seu negócio, oportunidades e recomendações com a experiência de quem está há muitos anos trabalhando com o público. Mas a e.dona vai bem além disso! Aqui, você também encontra os melhores produtos com as condições que você precisa para deixar tudo bem limpo e em ordem, para organizar a casa e para o seu pet também.
Saiba mais acessando a loja e.dona.
Fonte:
Lindquist, Matthew J.; Sol, Joeri; van Praag, Mirjam (2012) : Why do entrepreneurial parents have entrepreneurial children?, IZA Discussion Papers, No. 6740, Institute for the Study of Labor (IZA), Bonn