Dia Mundial do Sorriso: como melhorar a simpatia no atendimento ao público

Simpatia no atendimento ao público Dicas

Veja nossas dicas para melhorar seu atendimento e suas vendas com dicas simples 

Hoje é o Dia Mundial do Sorriso! Dar boas risadas aumenta o bom humor, o bem-estar e demonstra simpatia. Falando em simpatia, essa é provavelmente uma das características mais importantes em um bom atendimento. Afinal, quem não gosta de ser atendido com um sorriso no rosto? 

Na hora de vender, o sorriso é muito importante. Considerado como uma comunicação não verbal, o sorriso é peça-chave na aproximação de pessoas. É por isso que, na venda, ele é o responsável por criar conexão e acolhimento junto ao cliente. Ao se sentir bem-vindo, a pessoa tende a passar mais tempo na loja, dar mais abertura ao diálogo e ser mais paciente caso não encontre o que procura. 

Geralmente, os brasileiros são considerados um povo alegre, simpático e feliz. Porém, segundo uma pesquisa feita pela Shopper Experience e chamada de “Pesquisa de Sorrisos”, entre os 69 países pesquisados, o Brasil ficou em penúltimo lugar. Em último, está o Japão com 74% e, em primeiro, a Irlanda com 97%. Apenas 79% dos funcionários brasileiros sorriem ao ver um cliente. Ou seja, a cada 10 pessoas que entram em uma loja por aqui, 2 não recebem nem ao menos um sorriso. Dessa forma, é difícil acreditar que elas receberam um atendimento atencioso. 

Nesse artigo vamos mostrar a você como é possível melhorar seu atendimento ao público com dicas simples e eficazes que podem, inclusive, fazer com que você venda mais. 

Continue lendo e veja nossas dicas! 

Simpatia no atendimento
A simpatia é um dos pontos-chave em um bom atendimento.

Dicas poderosas para surpreender os clientes com simpatia e sorriso: 

  1. Atenda como gostaria de ser atendido: 

Você já deve ter ouvido a frase “Trate os outros como gostaria de ser tratado”, não é? Pois isso vale também para o atendimento ao público. Se você gosta de ser recebido com um sorriso, sorria para os seus clientes. Gosta de ser recebido na porta? Então receba também seus clientes na porta. 

  1. Invista na capacitação de seus vendedores: 

Na hora da capacitação de um vendedor, nunca esqueça da importância da simpatia. Tratar bem as pessoas, além de mostrar educação, é uma excelente forma de garantir a satisfação dos seus clientes. Um bom atendimento é tudo. 

  1. Esteja preparado para atender todos os clientes, sem preconceito: 

Sexo, raça, classe social ou estilo: nenhum desses aspectos deve interferir no seu atendimento. Todos que entram em sua loja são potenciais clientes e merecem ser surpreendidos com um ótimo atendimento. Se uma mulher entra em uma loja de roupas masculinas, por exemplo, ela também é um potencial cliente. Afinal, pode estar em busca de um produto para o marido, namorado ou amigo. Mesmo que a pessoa tenha entrado por engano em sua empresa, realize um bom atendimento. Caso ela necessite de algo que sua loja vende, é provável que volte ou indique para amigos e familiares. 

  1. Mantenha a mente sempre aberta para novidades: 

Ou seja, esteja sempre disposto a aprender com seus clientes. Pergunte, ouça e inove a cada descoberta. Assim, você irá desenvolver e melhorar o seu atendimento todos os dias. 

  1. Seja sempre você: 

Não tente ser ou agir de uma maneira diferente. Sempre podemos melhorar os nossos pontos fracos e aprender com colegas e amigos, mas seja sempre você. 

Gostou desse artigo? 

Agora que você conferiu algumas dicas para melhorar seu atendimento ao público, por que não ler outros conteúdos super interessantes do blog e.Dona? Aqui falamos bastante sobre negócios, empreendedorismo, controle de estoque, como vender mais, entre outros. 

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