Conheça os principais cuidados com os pets no verão
O verão está com tudo por aqui! Na sua cidade, o sol também está pegando forte e o calor não está baixando mais? Saiba, então, que isso afeta também os seus bichos de estimação. Por isso, é preciso tomar diversos cuidados com os pets no verão, garantindo que eles estejam bem protegidos e não sofram com os efeitos da hipertermia (aumento de calor corporal), por exemplo.
Além disso, também é preciso atenção para as doenças mais comuns que aparecem no verão e cuidados para quem quer viajar com os pets para outras cidades, conhecer a praia ou quem sabe visitar o interior.
Para deixar todos os pais e mães de pet bem preparados para o período mais quente do ano, a e.dona traz um artigo fresquinho com todas as melhores dicas para quem quer passar tranquilamente pelo verão e trazer muita felicidade para o seu bichinho, afinal, também é uma época de compartilhar mais horas ao lado dele!
Veja abaixo mais sobre como cuidar bem do seu pet no verão.
![Conheça os principais cuidados com os pets no verão](https://blog.edona.com.br/wp-content/uploads/2022/12/image-5.jpeg)
Principais cuidados com os pets no verão
Você pode ser um pai de pet com muita experiência ou ser alguém que acabou de adotar o seu primeiro companheiro, não importa: o verão costuma ser um momento que pode gerar bastante preocupação para os donos e sofrimento para o pet. Não é para menos: o calor e o sol acabam castigando boa parte do país e podem deixar o seu bichinho desanimado, sem vontade de fazer nada.
Por isso, existem diversos pequenos pontos que precisam ser observados para o melhor cuidado com o seu animal de estimação nessa temporada. Vamos ver alguns desses principais cuidados:
Saiba se o seu bichinho está sofrendo com o calor
O seu canino ou o seu felino não falam, né? Então para saber se eles estão sentindo muito o calor, é preciso ficar atento aos sinais que eles dão. Eles vão mostrar isso frequentemente e você precisa reparar:
- Respiração ofegante;
- Maior salivação;
- Prostração (ficar deitado ou imóvel durante muito tempo);
- Recusa à alimentação.
Se você notar esses sinais, é preciso oferecer água gelada, alimentos gelados, trazer o bicho para sombra e locais com bastante vento para ele se recuperar. E, em casos mais extremos, levar a uma emergência veterinária.
Fique atento a doenças e condições comuns no verão
Assim como o ser humano, os pets também sofrem mais com determinadas doenças ou situações durante os períodos de maior calor. Por exemplo, queimaduras nas patas, hipertermia, câncer de pele e parasitas ou pulgas. Todas essas condições são favorecidas pela exposição solar, pelo calor e pela umidade.
Mantenha cuidados como evitar passeios em solos muito quentes, diminuir a exposição solar entre 10h e 16h, fornecer apenas água limpa e prestar atenção para sintomas de pulgas e parasitas.
Gatos precisam beber mais água
Quem tem um gatinho sabe o quanto é difícil garantir que eles ingiram a quantidade adequada de água, até por isso é bastante comum que eles tenham problemas renais com o passar dos anos. Mas você pode evitar isso com algumas medidas bem interessantes para eles:
- Mude a água frequentemente;
- Garanta água corrente por meio de fontes ou potes automatizados;
- Traga mais alimentos úmidos;
- Ofereça cubos de gelo;
- Separe a água da ração.
Passeios com o seu pet no verão
Sabe aquela recomendação tradicional de evitar o banho de sol entre 10h e 16h para seres humanos? O mesmo se aplica para os seus dogs! Apesar de cachorros com pelos mais grossos não sofrerem tanto com a exposição aos raios UV, todos eles sofrem bastante com a sensação térmica e com o calor que o solo pode reter. Isso queima as suas patinhas e aumenta a temperatura interna, já que eles não dissipam o calor por meio do suor igual o ser humano.
Evite andar com ele na praia nesse período e não faça ele sair por aí no asfalto, especialmente perto da hora do almoço.
Banho e tosa: quando fazer?
Você sabia que os pelos são importantes para a manutenção da temperatura interna do seu cachorro e do seu gato? Até por isso é uma péssima ideia deixar o cachorro sem pelos durante os períodos de calor. Isto é, a tosa total dos pelos não vai deixá-lo mais refrescado na maioria dos casos! É preciso seguir o recomendado pelo veterinário para cada raça.
Os banhos também não precisam ser, necessariamente, mais frequentes, já que a película que o animal forma ajuda na proteção contra agentes infecciosos como parasitas, insetos e microrganismos.
Falou em cuidados para pet, falou em e.dona!
O seu pet merece sempre o melhor. Então, neste verão, não deixe de trazer os produtos que ele precisa para passar pelo calor sem problemas. Na e.dona, você encontra potes para ração, bebedouros, rações, petiscos e produtos para você eliminar odores na sua casa, além dos tradicionais tapetes higiênicos!
Encontre o melhor para você e para o seu pet na e.dona.