Exagerou no sol e está com a pele ardendo? Veja nossas dicas
Verão e muito sol: a combinação perfeita para quem quer curtir boas férias na praia ou na piscina. Porém, nessa época do ano, muita gente acaba se esquecendo de aplicar o protetor solar antes da exposição ao sol, ou não reaplica depois de algumas horas.
Daí, o resultado é aquele que você já conhece: muita dor, ardência e sensibilidade. E agora? O que fazer para diminuir o desconforto?
O excesso de exposição ao sol sem a devida proteção, além de causar esses sintomas, também pode ser responsável pelo envelhecimento precoce da pele, e, em casos mais extremos, pode até causar câncer de pele.
Por isso, na próxima vez que for se expor ao sol, invista em um bom protetor solar e reaplique a cada 3 horas. Use chapéu ou boné para se proteger, e não esqueça dos óculos de sol. Além disso, evite a exposição depois das 10 até as 14 horas. Esses são os horários em que o sol está mais forte e, consequentemente, mais perigoso.
A boa notícia é que sim, tem algumas coisas que você pode fazer para acalmar a pele e fazer ela se recuperar mais rápido.
Continue lendo e saiba mais!
Dicas para aliviar as dores e cuidar da pele:
- Beba muita água: não se esqueça de beber água para hidratar o corpo de dentro para fora. Pode ser água, natural ou gelada; sucos naturais sem açúcar ou água de coco.
- Compressas frias: aplique compressas frias sobre a pele quente para esfriar. Uma boa dica é usar toalhas umedecidas em água fresca. Mas atenção: não use gelo. Caso aplicado diretamente na pele, ele pode piorar a situação e aumentar a dor.
- Hidratar a pele é muito importante: não fique com medo de passar hidratante ou loção pós-sol na pele. Caso use um creme hidratante, de preferência pelos calmantes, com camomila ou aloe vera na composição. Uma ótima alternativa para aliviar a dor é colocar o creme na geladeira por alguns minutos antes de usar. Assim, a sensação será mais refrescante.
- Evite a exposição ao sol: se você se queimou, não exponha a pele queimada ao sol por um bom tempo. É melhor esperar ela se recuperar.
- Nunca estoure as bolhas ou puxe a pele que está descamando: jamais fure as bolhas por conta própria e, quando elas estourarem sozinhas, em hipótese alguma puxe a pele. Além disso, mesmo que você sinta vontade, evite arrancar a pele que está descamando. Ela serve para proteger a que está nascendo.
- Tome banho com água fria: evite os banhos quentes, pois a água quente só vai irritar ainda mais a pele que já está sensível.
- Vá no médico: se a dor não passar depois de alguns dias e a pele estiver piorando, consulte um médico dermatologista.
Tenha um verão incrível com a e.dona
Quer ver mais algumas dicas super úteis para o seu dia a dia? Então, não perca nossas novidades no Blog e.dona! Tem dicas pra cuidar dos filhos, da casa, pra economizar, fazer dieta, conquistar seus objetivos e muito mais.