Tem muito pelo por aí? Entenda como isso acontece
Antes de tudo, saiba que é normal os animais soltarem mais pelo em determinadas épocas do ano, mas, em qualquer atividade anormal, é preciso ficar atenta (o) e procurar um médico veterinário.
Durante a primavera e o outono, época em que estamos, é normal seu pet soltar mais pelo que no verão ou inverno, e, mesmo que aqui no Brasil o clima não seja tão marcado em cada estação, esse fenômeno acontece com o seu pet.
Essa troca é mais perceptível em animais de pelo curto, dupla pelagem, não tosados e escovados de pelagem longa, pois os pelos soltos ficam depositados ao longo do corpo e basta uma chacoalhada do animal para eles voarem pelo ambiente.
Mas qual o motivo de isto acontecer e como amenizar o desconforto que pode causar para o animal e para você em casa?
Respondemos nos próximos parágrafos, boa leitura!
![gato preto e cachorro caramelo](https://blog.edona.com.br/wp-content/uploads/2023/03/Troca-de-pelos-pets-1024x729.jpg)
Durante o outono e inverno, nascem pelos mais curtos que servem para aquecer o animal durante os meses mais frios do ano e, durante a primavera, eles se livram desses pelos para dar lugar para os pelos longos. No outono, acontece o contrário, os pelos longos são “jogados fora”, que antes deixavam o animal mais fresquinho, para dar lugar para os pelos curtos.
Basicamente, essa troca de pelos serve para regular a temperatura corporal do seu pet.
Como amenizar o desconforto
Esse aumento de pelo na casa toda pode ser bem desconfortável. Além de aumentar a incidência de alergias, aumenta o acúmulo de sujeiras e poeiras pelos cantos da casa e, com isso, aumenta a frequência das limpezas.
A forma mais eficaz de resolver isso é aumentar a frequência de escovação dos pelos do animal e, se você não tem esse costume, é um ótimo momento para começar. A escovação irá retirar todo pelo solto dessa troca e evitará que voe pelo ambiente. Para os gatinhos, é ainda mais importante esse costume, pois a escovação evita que muitos pelos parem no trato digestivo ao se limparem.
Depois da escovação, massageie delicadamente a pele do seu pet para promover a descamação dos pelos.
Fique atento (a) a quantidade de pelo que cai, se não causa falhas no corpo do pet, lesões na pele ou aumento da coceira. Caso perceba que não é só o aumento da queda de pelo, leve seu pet a uma consulta para investigar e tratar o motivo.