Dia dos Namorados: aproveite para vender mais
Toda data comemorativa é uma nova oportunidade de reinventar seu negócio e/ou investir em uma renda extra. Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), em 2021, o Dia dos Namorados movimentou cerca de R$ 2,56 bilhões, ou seja, é uma data que impacta bastante a receita do país.
Diferentemente do restante do mundo que celebra a data em fevereiro (Valentine’s Day), no Brasil a celebração acontece em junho desde 1949 quando o publicitário João Dória escolheu o dia 12, um dia antes da comemoração do dia de Santo Antônio, conhecido como o santo casamenteiro no país, para ser o Dia dos Namorados.
A ideia dele na época era movimentar o comércio depois do Dia das Mães e antes do Dia dos Pais, pois ficavam dois meses – junho e julho – sem grandes datas comemorativas para ajudar a alavancar as vendas do comércio. E não é que funcionou?
Então, aproveite as nossas dicas e reinvente seu negócio para vender mais nesta data tão romântica! <3
- Aposte em produtos temáticos:
É uma data romântica e todos esperam essa temática, então não tenha medo de ser clichê nas escolhas de produtos e ações para esse mês de junho. Ofereça produtos personalizados junto com os produtos que já costuma vender. Por exemplo, se seu negócio é uma lanchonete, ofereça bombons de brinde em compras acima de um determinado valor ou alguma embalagem em formato de coração.
- Ofereça opções de presentes:
Nas compras no site ou presencial, ofereça opções de presente como um cartão com vale-compras ou condições de troca mais facilitadas caso alguma peça não sirva, por exemplo.
Outra ideia para ajudar os pombinhos durante o momento de escolher o presente, é oferecer kits prontos com seus produtos, ou seja, combinações para facilitar a escolha de acordo com o estilo do casal ou do(a) namorado(a).
- Decore sua loja:
Novamente, sem medo de ser clichê na escolha da decoração. Pode apostar em corações, flores (principalmente as rosas), cores vermelhas e rosas e todo o ar romântico para encantar seus clientes e deixar todo mundo no clima do amor.
- Invista na experiência do cliente:
Pensar em opções de presentes para ajudar seus clientes durante a escolha, decorar sua loja ou site e colocar produtos temáticos à venda já é um investimento na experiência do cliente, mas dá para fazer mais!
Durante a venda, seja atencioso(a), converse para entender a real necessidade do cliente, agregue valores à compra e marque a experiência de forma positiva. Pensando no comércio online, invista em uma boa revisão do seu site antes da data para que não aconteça nenhum bug ou incompreensões durante a compra no site.
- Prepare o seu estoque:
Até aqui, já deu para pensar em kits, peças e formas de vender seus produtos nesta data, certo? Esse tópico poderia ser o primeiro, pois preparar o estoque para uma data comemorativa é tão importante quanto os demais tópicos mencionados. Revise a quantidade de produtos que quer vender e aqueles que tem uma boa saída normalmente.
Uma boa análise de suas vendas irá ajudar a montar uma estratégia e planejar o mês, a semana e o Dia dos Namorados.
Há algumas perguntas importantes ao pensar no seu negócio e por isso é muito importante fazer tudo com planejamento e antecedência – como em qualquer data comemorativa.
Conte sempre com parceiros para fornecer tudo que você precisa para seus clientes e seu negócio! Boas vendas!