Como preparar seu comércio para as vendas de final de ano? 

Dicas

Falta pouco para 2023 chegar ao fim, ou seja, a temporada de vendas de final de ano está cada vez mais próxima. O Natal e o Ano Novo são eventos muito importantes no comércio que marcam um aumento significativo nas demandas dos consumidores em todo o mundo. 

Por isso, não importa qual for o seu segmento. Se você tem um comércio, é preciso planejar estratégias de descontos, cupons, ações de marketing e comunicações específicas para potencializar ainda mais as vendas. Além, é claro, de se preparar para cumprir com entregas e pedidos sem perder a qualidade. 

Segundo o estudo da Meta “Expectativas da Temporada de Compras 2023″, 89% dos consumidores brasileiros planejam fazer compras no período da Black Friday ao Natal. O levantamento contou com a participação de 1.000 consumidores maiores de 18 anos e foi realizado em setembro deste ano. 

Então, é hora de agir, se você ainda não começou. Nesse artigo, você irá conferir algumas dicas imperdíveis para preparar o seu comércio para as vendas de final de ano e garantir muito sucesso para sua empresa! 

Continue lendo. 

Veja dicas imperdíveis para melhorar suas vendas no final de ano!

4 dicas para as vendas de final de ano no comércio 

  • Abasteça o estoque com produtos mais vendidos e com desconto: 

Para não gerar frustração no seu cliente, lembre-se de manter seu estoque sempre abastecido, principalmente com os produtos mais vendidos da sua loja. Afinal, nesta época do ano, quem procura pelo seu negócio já tem a expectativa de encontrar os preferidos do público. 

Outro ponto de atenção é aumentar um pouco a margem de reposição dos itens que estarão em promoção, mas sem exageros. Considere a capacidade de vendas que seu negócio tem e trabalhe dentro desse fluxo. 

Mas cuidado: mesmo que você mencione que há estoque limitado, os consumidores podem não gostar de o produto acabar muito rapidamente e gerar um aumento de reclamações pelos canais de atendimento. 

  • Use as redes sociais para impulsionar suas ações: 

Uma coisa é certa: todo mundo está nas redes sociais. Por isso, sua empresa também precisa estar. Participar ativamente dos canais que seus usuários mais acessam facilita que sua empresa seja vista de forma orgânica. Assim, seus seguidores lembrarão de você mais facilmente, principalmente com uma oferta chamativa esperando por eles. 

Para alcançar novas pessoas que ainda não conhecem o seu negócio, você pode implementar uma estratégia de campanhas pagas, com links patrocinados no Google e em canais como o Facebook e o Instagram, que já fazem parte do dia a dia dos usuários. 

Essa é uma excelente oportunidade, especialmente agora no final do ano, para aumentar a visibilidade da sua marca e conquistar novos clientes. 

  • Disponibilize os meios de pagamento preferidos do consumidor: 

De nada adianta oferecer descontos imperdíveis e não disponibilizar boas condições de pagamento. Elas são um dos grandes atrativos para o público e, por isso, podem aumentar ou reduzir a adesão do consumidor à loja. 

Portanto, vale ficar de olho nos meios de pagamento que estão em alta no momento, além dos meios preferidos pelo seu público. 

Um levantamento da Associação Brasileira de Bancos (Febraban) com base em números do Banco Central diz que o Pix se consolidou como o meio de pagamento mais utilizado pelos brasileiros. De 2020 a 2022, foram feitas 26 bilhões de transações. 

Além do Pix, o pagamento parcelado também é um dos meios de pagamento mais utilizados, por isso, não deixe de oferecer no seu comércio.  

  • Para as compras online, invista em segurança: 

No 1° trimestre de 2023, o Brasil registrou 3,9% em tentativas de fraudes nas compras online, de acordo com levantamento da ClearSale publicado no portal E-Commerce Brasil. Já o ticket médio da fraude foi de R$ 1.263, resultado 9,4% maior em relação ao mesmo período do ano anterior. 

Isso torna evidente a importância de investir em segurança digital, tanto do lado do negócio, para evitar prejuízos com fraudes, quanto do consumidor, para que ele se sinta seguro de informar seus dados para pagamento. 

Então, é preciso divulgar por que sua loja é confiável. Tenha um certificado digital de segurança no site, deixe sua política de troca e formas de pagamento visíveis e ofereça opções de contato rápido para o consumidor tirar dúvidas. 

Além disso, exibir as avaliações e comentários de clientes ajudam a melhorar a apresentação do negócio na internet, pois mostra que o seu negócio é confiável. 

Na e.dona tem tudo para o seu comércio 

Somos uma loja virtual com diversos produtos para abastecer a sua empresa em todos os momentos. Aqui você encontra produtos de limpeza, descartáveis, EPIs, lixeiras, sacos de lixo, baldes e muito mais! 

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