De olho no calendário! Datas comemorativas para o seu comércio fazer parte
Engana-se quem pensa que só a Black Friday e o Natal são datas comemorativas para o seu comércio. Claro que são as mais importantes e toda a atenção e planejamento deve ser feita com antecedência, mas existem outras datas comerciais que podem ser aproveitadas durante o ano, principalmente nesse 1º semestre do ano.
Fora as datas mais conhecidas como o Dia das Mães, Dia dos Namorados e Páscoa, tem também o Dia do Consumidor, Dia do Beijo e até o Dia da Pizza! Esses exemplos acontecem antes de julho, portanto não há desculpas para usar e abusar da criatividade para se conectar com os clientes, vender mais com promoções, produtos novos e até para renovar o estoque!
Siga com a gente para ler mais datas para 2024 com ideias que podem alavancar o seu negócio.
Datas comemorativas para o seu comércio
1º trimestre: Janeiro, Fevereiro e Março
O primeiro mês do ano costuma ser mais fraco nas vendas, afinal, é o mês seguinte ao Natal. Mas não desanime! Se você estiver em São Paulo, o aniversário da cidade pode ser um ótimo gancho para uma promoção de frete grátis, por exemplo.
Em fevereiro, temos o carnaval, então é hora de deixar a criatividade solta igual o bloco de rua com muita fantasia, confetes e músicas. Entre nessa festividade e selecione os produtos e serviços que são a cara da folia! 🎉
Quando é o carnaval de 2024? Neste ano, as festas começam na sexta-feira dia 09/02 e vão até terça-feira dia 13/02. É claro que se você for muito festeiro, isso vai até o outro domingo, né?
Além do carnaval de 2024 ser em fevereiro, temos uma data internacional que nos últimos anos foi bastante usada no Brasil e que pode ter a ver com o seu comércio: o Valentine’s Day ou Dia de São Valentim. Seria o Dia dos Namorados em alguns países do mundo.
Já em março de 2024 teremos três datas que seu comércio não pode perder! O Dia Internacional da Mulher, Dia do Consumidor e a Páscoa. Para o primeiro, poderia ser uma ação interna para não deixar uma data importante como essa passar.
O Dia do Consumidor é bem importante para colocar promoções de valor para os consumidores e clientes. Além de descontos, os brindes são ótimos como estratégia.
E a já conhecida e celebrada por diversos comércios, a Páscoa. Se seu negócio está no ramo alimentício, pratos especiais podem ser uma ótima forma de agregar valor para os seus clientes conhecidos e novos! Para as sobremesas de chocolate, opte por potes descartáveis, pois eles são práticos e podem servir para modelar sobremesas deliciosas para a Páscoa.
2º trimestre: Abril, Maio, Junho
Ainda na primeira quinzena de abril, teremos o Dia do Beijo, que pode ser uma data simples, mas é perfeita para vender batons, perfumes, pasta de dente e sabonetes, por exemplo.
Na última semana de abril tem o Dia do Frete Grátis, e, como o próprio nome já diz, é o momento para montar uma estratégia para entregar o frete grátis para os seus consumidores durante esse período. Para isso, nossa dica é estipular um valor mínimo e ou um produto específico para conseguir o frete grátis.
O segundo domingo de maio é o Dia das Mães, uma data que gera expectativas no comércio e, segundo o levantamento da Globo, a data é mais relevante do ano para 73% dos consumidores.
Porém, é importante ressaltarmos que é uma data delicada. Então pergunte para seus clientes se eles gostariam de receber as comunicações sobre essa data. Trata sempre com muito carinho nessas comunicações. 🌹
Outra data de maio que pode caber em alguns nichos do comércio é o Dia do Orgulho Nerd. Se seus clientes fazem parte do público que curtiria essa data, pense em estratégias que poderiam comprar mais em seu negócio. Caso não, uma menção à data ajuda no engajamento de seu comércio.
Três datas em junho: Dia dos Namorados, Dia de São João e Dia do Orgulho LGBTQIAP+. Todas elas têm seu valor para o comércio e é preciso entender seu público e seus produtos para fazer parte ou não de cada uma. O Dia dos Namorados é mais conhecido que o Dia do Beijo, por exemplo, então pode utilizar a primeira data para entender seu público e aplicar ações efetivas de vendas.
Dia de São João e a Festa Junina são tipicamente brasileiros, logo, se seu comércio é um restaurante, que tal uma semana com pratos típicos brasileiros? Podem ser doces, salgados, apenas do Nordeste, do Brasil todo…você quem escolhe! Para o Dia do Orgulho LGBTQIAP+, podem ser ofertados produtos para o público ou mesmo falar sobre a data e se posicionar contra o preconceito.
3º trimestre: Julho, Agosto e Setembro
Chegamos no segundo semestre do ano! Em julho, temos algumas datas menos conhecidas no Brasil, mas que podem ser ótimas para alavancar o comércio após o Dia das Mães e Dia dos Namorados, além do mais, pode ser perfeita para renovar o estoque para as próximas datas que virão. Então anota aí: Dia Mundial da Pizza, Dia Mundial do Rock, Dia dos Avós e Dia do Amigo.
Em agosto, tem outra data importante: o Dia dos Pais, responsável pelo crescimento de 33,9% do faturamento no e-commerce, segundo o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), essa data merece a sua atenção. Assim como no Dia das Mães, é importante ter a mensagem sobre a comunicação desta data.
Em setembro, tem o Dia do Cliente, que além de ofertar promoções e descontos, é interessante agradecer a parceria e carinho com a sua marca. E também no nono mês do ano, temos o Dia do Sorvete!
4º trimestre: Outubro, Novembro e Dezembro
Os últimos meses do ano já são famosos por serem especiais para o e-commerce e o comércio em geral. Neles temos o Dia das Crianças, Black Friday e Natal como as principais datas e que não podem deixar de estar na sua estratégia o quanto antes!
Em outubro ainda temos o Dia dos Animais, Dia Nacional do Livro e Dia das Bruxas. Para a primeira data, pode mostrar a importância em passear com o pet, dicas de cuidados e até mesmo ter um Pet Day, ou seja, um dia para os pets andarem pela loja.
Para novembro, o foco é 100% na Black Friday e na Cyber Monday. O quanto antes montar suas estratégias vai ser melhor para você e seu negócio. Da mesma forma que em dezembro é só para o Natal! Aproveite que estamos em janeiro e já comece a analisar seus números de vendas e a desenhar as estratégias para o final do ano ser bem mais promissor!
Gostou das dicas? Então você vai gostar ainda mais em saber que no nosso blog tem muito mais dicas para você e seu negócio!
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