Como lidar com clientes? 

comércio

Clientes são a parte mais necessária do sucesso de uma loja, afinal, sem eles, não existe negócio, né? Mas saber como lidar com clientes (difíceis, especialmente) é uma arte que se desenvolve com o tempo, principalmente ao aprender a tratar com variados tipos de clientes diferentes. 

Por exemplo, vamos pensar naquele cliente mais difícil e cheio de críticas. Ele vai perguntar muito, vai questionar as suas respostas e pode ser grosseiro por vezes. O que fazer, então? O primeiro passo é nunca responder no mesmo nível e manter a cordialidade. E o que mais? A gente te conta abaixo! 

Neste artigo, vamos trazer dicas sobre como lidar com clientes e o que você pode fazer para ter uma experiência agradável no seu negócio sem precisar se desgastar com o seu público. Vamos ver? 

Como lidar com clientes? 
Como lidar com clientes no seu negócio? 

Tipos de clientes: Quais são? 

Para saber como lidar com clientes, é preciso entender que existem diferentes tipos de consumidores por aí. Alguns são mais solícitos, pacientes e educados, enquanto outros são bem difíceis, agressivos e questionadores. Cada um deles tem as suas particularidades e você vai acabar notando isso bem rapidinho. 

Abaixo, temos alguns dos principais tipos de clientes: 

Cliente apressado: 

Esse consumidor deseja ser atendido rapidamente e não tem paciência. Ele pode ser perdido muito facilmente caso suas expectativas não sejam atendidas. 

Cliente grosseiro 

Um tipo, infelizmente, muito comum. Ele vai responder de forma ríspida e mal-educada, muitas vezes. É preciso nunca entrar no jogo dele ou será uma venda perdida e uma briga desnecessária. 

Cliente comunicativo 

Este tipo de cliente gosta de conversar e exige uma troca em resposta aos seus anseios. É um ótimo tipo de cliente para lojas de roupas ou materiais para casa, pois os vendedores podem convencê-lo a levar mais produtos. 

Cliente especialista 

Esse é o expert! É bem fácil descobrir quando um cliente é especialista, pois ele vai trazer dúvidas complicadas ou perguntas que já sabe a resposta para testar o atendimento. Isso ressalta a importância de treinamento para a equipe de uma loja. 

Cliente da concorrência 

Este consumidor é fiel a outra marca ou loja. Ele está ali para tirar dúvidas e entender se vale a pena migrar para o seu estabelecimento. É importante tratá-lo de forma agradável e explicar sobre os seus produtos. Pode ser uma oportunidade também de falar sobre preços e posicionamento de marca. 

É claro que existem outros tipos de clientes, como o negociador e o indeciso. Fique atento e tente perceber as diferenças entre clientes! 

Como lidar com clientes? 

Se você tem uma loja, com certeza, sabe como tratar com aqueles clientes do dia a dia, mas pode ser uma boa ideia entender mais um pouco para lidar com clientes difíceis e que tornam o trabalho mais complicado. E quem sabe saber como lidar com eles não os torne clientes mais fáceis, né? 

Não tenha medo 

Clientes não estão ali para prejudicar o seu trabalho, pelo contrário! É preciso ter confiança e tratá-los de uma forma ativa e empática. Faz muita diferença conversar de forma tranquila e calma, além de buscar ser propositivo. O cliente sempre tem mais confiança em quem deixa de lado a timidez no atendimento. 

Seja empático 

Seguindo a lógica da escuta reflexiva, é preciso entender as demandas dos clientes e trazer soluções ou uma compreensão maior sobre o caso. Falar simplesmente “Eu entendo” não é o que muita gente quer ouvir. Além disso, é preciso trazer respostas e saber negociar quando for exigido. Lembre-se que atendimentos personalizados ajudam a ganhar os clientes. 

Seja paciente 

Principalmente quando falamos sobre clientes confusos e indecisos, pode acontecer deles necessitarem de tempo e explicações maiores. Busque compreender as necessidades e agir com cordialidade, sempre. Não se esqueça que se o cliente deseja saber mais, ele já está (pelo menos, um pouco) inclinado a fechar negócios. 

Nunca se contamine com a raiva 

Sabe como um cliente agressivo pode nos deixar chateados e com raiva? Não podemos chegar a isso nunca. Um cliente grosseiro e agressivo precisa ser tratado com calma para que o tom da conversa permaneça ameno e o problema possa ser resolvido. Isto é, deixar que a situação vá para um outro lado não é recomendado e resulta em perda de cliente, de vendas e estresse de colaboradores. 

Quando possível, peça feedback 

Se a venda foi um sucesso ou um negócio foi fechado, peça para que o cliente avalie também o atendimento. Isso, com certeza, vai ajudar na melhoria da experiência e dos serviços ofertados, além de – quem sabe? – poder gerar um manual de boas práticas internos para lidar com clientes. 

Se você quer saber como lidar com um cliente insatisfeito, a gente fez um artigo especial aqui! 

Veja dicas para o seu negócio 

No nosso blog, temos diversas dicas para o seu negócio desde a limpeza até o gerenciamento de produtos. Veja mais aqui.  

Além disso, também somos uma loja virtual com diversos produtos para abastecer a sua empresa em todos os momentos. Conheça a e.dona. 


Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa Newsletter

Formulário de Newsletter

formulário Newsletter

Tags

#2023 #água #alimentos #almoço #ambiente #ambiente de trabalho #amor-próprio #animais #ano novo #anvisa #árabe #atendimento #atendimento ao público #autoestima #banheiro #bebê #bebida #bebidas #bicho de estimação #biodegradável #black friday #bom atendimento #café #caixas organizadoras #calcular descartáveis #carnaval #Casa #catar #clientes #comemoração #comércio #comida #comportamento #controle de estoque #copa #copa 2022 #copo biodegradável #copo de papel #copo de plástico #copos descartáveis #corpo #Criança #crianças #cuidados #cuidados com a casa #cupom #cupom de desconto #cupons #curiosidades #descartáveis #desconto #dia do empreendedorismo feminino #dia mundial da saúde mental #dia mundial do sorriso #dica #Dicas #divisão de tarefas #dona de casa #economizar #empreendedora #empreendedorismo #empresa #empresas #EPI #estabelecimento #estoque #evento #evento esportivo #família #faxina #feminino #feriados #festa #fim de ano #folia #futebol #garrafa térmica #hábito #hábitos #hidratação #higiene #homeoffice #impacto ambiental #indústria #Inspiração #leis #limpar a casa #Limpeza #limpeza da casa #livros #loja #mamãe e bebê #meio ambiente #metas #MOP #mulher #negócio #negócios #normas #Organização #organizar a casa #organizar casa #oriente médio #país #papel #pele #pet friendly #pets #petshop #plástico #pratos descartáveis #prevenção ao suicídio #primavera #protetor solar #reciclagem #rotina #roupas #saúde #saúde mental #segurança #setembro amarelo #simpatia #sol #sorriso #sucesso #suicídio #sustentabilidade #trabalho #validade #varejo #vassoura #vendas #vender #verão #viagem