Como preparar o comércio para datas especiais? 

comércio para datas especiais Negócios

Datas comemorativas são perfeitas para interagir com seus clientes, realizar alguma ação na loja e, consequentemente, aumentar as vendas. Existem datas já bem conhecidas e aquelas que podem ajudar um nicho de mercado específico, como o Dia do Beijo, Dia do Orgulho Nerd ou Dia do Sorvete.  

No primeiro semestre do ano temos o carnaval, Páscoa, Dia das Mães e Dia dos Namorados como as principais do comércio. No segundo semestre, temos o Dia dos Pais, Dia das Crianças, Black Friday e Natal. Essas datas não podem ficar de fora de forma alguma de seu calendário e de estratégias no seu comércio.  

Está bem, você já conhece as datas e sabe da importância de cada uma, mas como preparar o seu comércio para elas? Se quer receber as nossas dicas exclusivas, permaneça nessa página. Boa leitura! 

Saiba como preparar o seu comércio para as datas especiais 

Qual o primeiro passo? 

O planejamento, claro, sem ele fica bem difícil estruturar qualquer ação para a sua loja ou restaurante, seja nas vendas online ou offline. Com uma ideia de ação, deve-se estruturar tudo que precisará fazer para colocar em prática. Quanto mais cedo pensar em tudo, melhor para todos da equipe.  

Revise o estoque 

Se sua ação for desconto ou brindes é imprescindível que revise o seu estoque. Tenha uma estimativa de vendas e esteja preparado para atender toda a demanda. Ninguém quer deixar de vender porque acabou o produto que todo mundo está procurando, certo?  

Com o planejamento bem feito já é possível analisar quais produtos têm maior saída durante a data em questão. Portanto se você vende bichinhos de pelúcia, sabe que na Páscoa muitos procuram por coelhinhos, já no Dia dos Namorados são os ursinhos e corações.  

Prepare a empresa e a equipe para atender a demanda 

Contratar mais pessoas, uma agência e capacitar seus funcionários para atender a demanda das datas especiais e de maiores movimentos é essencial para manter o bom atendimento e deixar os clientes satisfeitos. Se fará alguma ação diferente ou terá um produto novo, treine seus funcionários para instruir melhor os clientes, atendê-los com segurança e conhecimento daquilo que está sendo vendido. Afinal, um cliente satisfeito é sinônimo de venda feliz e recompra! 

Aposte na decoração 

Faça seu cliente perceber a data comemorativa em questão e já o direcione para os produtos do tema. Afinal, não é só no Natal que sua loja precisa ficar decorada, aproveite cada data especial para enfeitar sua loja e trazer essa sensação e necessidade de compra para presentear a mãe, pai, crianças etc.  

Redes sociais seguem como aliadas! 

Com a loja online ou não, as redes sociais são excelentes como divulgação de suas ações no comércio. Lá você se conecta com os clientes e com os clientes em potencial. Mostre as promoções, brindes, descontos, produtos novos por lá para atrair as pessoas para a sua loja ou site.  

E depois de tudo? 

Olhe os resultados! Com uma análise bem feita você poderá entender se a data faz sentido para o seu nicho de comércio, se valeu o esforço, se foi um sucesso ou não. Dessa forma, você consegue se preparar melhor para a próxima data igual ou para a ação seguinte. E começa tudo novamente. 

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