5 dicas importantes para ensinar o gato a usar a caixa de areia
Treinar os nossos pets para fazer coco e xixi no local correto parece complicado no início, mas vai trazer muitos benefícios para o seu lar. Aliás, a higiene é muito importante para manter a saúde dos animais e das pessoas que dividem o mesmo ambiente. Se você está treinando seu gato a usar a caixa de areia, está no caminho certo e estamos aqui para te ajudar.
Primeiro vamos te ensinar quais são os itens recomendados para montar a caixa de areia do seu gatinho. Em seguida vamos te dar dicas valiosas para treinar o seu “serumaninho” a utilizá-la com segurança e tranquilidade.
- Montando a caixa de areia
Montar a caixa de areia é simples, basta procurar na loja virtual Dona o item caixa sanitária e também a pá higiênica, são essenciais para a higiene do animal e seu dono.
A areia utilizada pode ser as biodegradáveis, práticas pare serem jogadas no vaso sanitário, ou de sílica. A maioria dos gatos gostam de grãos mais finos, com neutralizadores de odor, porém evite areias perfumadas.
2. Escolhendo o melhor o local
O grande truque para estimular seu gato a usar a caixa de areia é posicioná-la num local agradável e fixo. Não fique trocando de lugar, pois seu gatinho pode não se acostumar.
Não existe um cômodo ideal, mas é muito importante que esteja longe de onde o gato se alimenta, dorme ou toma água. Isso porque, segundo especialistas, os animais tem o olfato bem aguçado e o mal cheiro pode atrapalhá-los de realizarem as outras atividades e até fazê-lo desistir de usar seu “banheiro” ou se alimentar.
A facilidade no acesso também é um fator importante. Os gatinhos em geral são animais preguiçosos e caso eles não encontrem o local para urinar podem represar o xixi causando até doenças renais.
Evite locais barulhentos ou muito fechados. Prefira locais arejados como o quintal, mas deixe longe dos aparelhos domésticos que fazem barulho, como a máquina de secar ou lavar, por exemplo.
3. Utilize uma caixa de areia para cada gato
Se você possui mais de um gatinho em casa é importante saber que será necessário adquirir mais de uma caixa. O ideal é que cada gato tenha seu próprio local para fazer suas necessidades.
4. Mantenha a caixa de areia sempre limpa
Uma dica muito importante é manter a caixa de areia sempre limpa. Os gatos preferem ambientes limpos e sua caixa não é diferente. Especialistas recomendam realizar a higiene do local até duas vezes diariamente, mas vai depender da sua disponibilidade.
Que tal estabelecer uma rotina de 12 em 12 horas? Tente se regrar a fazer a limpeza da mesma forma como você cuida da higiene do comedouro e do bebedouro de seu pet. Já a caixa inteira deve ser lavada com água e sabão sem perfume uma vez por semana.
Usar utensílios corretos vai facilitar o dia a dia da limpeza. Entre esses utensílios estão: Bacia ou balde grande, para passar a areia de um local para o outro; pá para caixa de areia; peneira, para tirar a sujeira com facilidade; e saquinhos higiênicos, quando for necessário trocar toda a areia.
5. Apresente a caixa ao gato
Por último e não menos importante, você precisa mostrar onde esta caixa para o seu gato. Assim como as crianças, os animaizinhos também precisam ser ensinados.
Especialistas orientam que é muito importante colocá-lo dentro da caixa e brincar com as patinhas dele, como se estivessem enterrando algo. Esses estímulos familiarizam o animal ao local, facilitando a pratica e rotina de uso do utensílio.
Faça essa interação após as alimentações, diariamente, assim facilita o entendimento para que serve aquele local. Outra ideia é dar recompensas sempre que ele fizer suas necessidades no local adequado, acelerando a aprendizagem.
Gostou dessas dicas? Sabia que você pode encontrar produtos de higiene, limpeza e até os utensílios para o seu pet na Loja Virtual da Dona? É isso mesmo. Entre e aproveite!