Como tirar mofo do teto do banheiro
Uma das heranças do inverno são as manchas de mofo no teto do banheiro. O vapor do banho quente aumenta a umidade e o tempo frio não deixa o ambiente secar completamente. Resultado disso é o acúmulo de mofo no teto, deixando uma aparência de sujeira no banheiro.
Mas será que é necessário pintar o teto novamente? Será que produtos de limpeza podem remover todo o mofo com facilidade?
Acompanhe esse artigo até o fim e confira dicas fáceis para deixar o teto do seu banheiro branquinho.
Remova o mofo do teto com cloro ativo
O cloro ou a água sanitária são dois produtos baratos de limpeza que ajudam a remover o mofo do teto do banheiro e também de outras partes da casa.
Uma opção de produto com cloro em sua composição é o limpador multiuso Uau Cloro ativo. Apesar de conter cloro, o produto tem versões com aromas, que deixam o ambiente limpo e cheiroso.
Dilua um copo de Multiuso Uau Cloro Ativo 4 em 1 em quatro xícaras de água.
Como o teto é um local alto coloque essa mistura em um balde e afunde o rodo com espuma até que fique bem umedecido. Tire o excesso para não pingar e em seguida, aplique em toda a superfície do teto fazendo movimentos de vai e vem. Deixe agir por cerca de 20 minutos e repita a tarefa.
Você também pode aplicar com a ajuda de um borrifador, posicionando-o diretamente no teto.
O mofo vai clarear a medida em que o tempo vai passando, com a ação do produto com cloro ativo.
Solução com ÁGUA OXIGENADA para matar os fungos
Outra opção para remover o mofo e matar os fungos do teto do seu banheiro, seja ele de gesso, concreto ou de pvc é com água oxigenada.
Modo de fazer:
Misture 900 ml de água com 100 ml de água oxigenada 10 volumes, liquida. Coloque em um frasco borrifador e aplique no mofo, esfregue e deixe agir por 1 hora.
Se a mancha não sumir, aplique mais um pouco e esfregue novamente.
Esta opção é ideal para pessoas alérgicas que não podem mexer com cloro.
Tirando o mofo com vinagre
Outra opção para os alérgicos ao cloro é utilizar o vinagre. Basta esfregar vinagre puro na superfície embolorada e aguardar cerca de uma hora, até que comece a clarear.
Vele ressaltar que as soluções sem cloro ativo podem até matar os fungos e as bactérias causadoras do mofo, mas pode acontecer de não clarear as manchas.
Importante! O cloro ou a água sanitária são sempre as melhores opções para clarear manchas em locais brancos.
Leia também:Como tirar mofo das roupas
Utilize Equipamentos de Proteção
Antes de começar a limpeza é muito importante pensar na sua segurança. Mesmo sendo uma limpeza doméstica, o cloro, por exemplo, oferece riscos e pode intoxicar, causando dificuldade respiratória.
Portanto, antes de iniciar qualquer limpeza pesada com produtos tóxicos, é preciso tomar algumas medidas para evitar qualquer dano a sua saúde. É muito importante se proteger com equipamentos de proteção para evitar que os produtos caiam sobre o seu rosto ou que você inale.
Inclua na lista de compras alguns acessórios, como os óculos de segurança reutilizável, as luvas de látex e as máscaras, são essenciais.
Outro utensílio que vai facilitar bastante a hora da limpeza é o rodo com espuma. O cabo vai facilitar alcançar as áreas sujas que estão no alto, evitando a proximidade com o seu rosto.
Caso você prefira utilizar um pulverizador, é importante utilizar uma escada segura e firme para facilitar o acesso ao teto e evitar pulverizar locais em que você não deseja. Lembrando que o cloro tira a cor de tecidos coloridos, portanto coloque uma roupa apropriada e que não tenha problema, caso o produto entre em contato.
Deixe o banheiro livre de tapetes e toalhas, para facilitar o serviço no ambiente, que geralmente possui um espaço mais restrito para movimentação.
Na hora de fazer sua limpeza, certifique-se de que não está faltando nenhum produto. Faça suas compras na loja virtual Dona e encontre uma linha completa de produtos de limpeza em um único local.